Ilda Figueiredo: “STOP é uma grande riqueza para a cidade do porto e um exemplo para o país”

Ilda Figueiredo: “STOP é uma grande riqueza para a cidade do porto e um exemplo para o país”
| Porto
Joana Almeida Carvalho

A vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, considera que o Centro Comercial STOP é um edifício muito importante para a cidade do Porto e que deve ser preservado.

Ao Porto Canal, a vereadora defendeu que é fundamental “assegurar que o Centro Comercial STOP continue a funcionar com condições mínimas, que já existem”, acrescentando que “a Câmara e o Ministério da Cultura devem tomar as medidas necessárias, seja para uma posse administrativa, seja para a compra, seja a utilização de verbas do PRR, e fazer as obras necessárias para transformar o STOP num grande centro cultural”.

Para Ilda Figueiredo, o STOP tem todas as condições para os músicos continuarem a desenvolver a atividade que têm desenvolvido nos últimos anos e defende que este espaço é pioneiro na cidade e no país.

As declarações da vereadora chegam depois deesta segunda-feira ter questionado, em reunião de câmara, o Presidente da Câmara do Porto sobre o "ponto de situação" do centro comercial Stop.

Na reunião, Rui Moreira criticou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC) por dizer que "não tem competências" para fazer uma inspeção no centro comercial Stop, enquanto estiver a decorrer um processo de licenciamento. "Há uma autoridade nacional que tem a competência de garantir as condições de segurança. Quando nos dizem que aquele edifício está sujeito a um licenciamento e não tem competências nesta matéria, abre-se uma caixa de Pandora", afirmou.

Porto Canal

Entre avanços e recuos, os artistas do STOP, segundo apurou o Porto Canal, temem que a utilização dos terrenos vazios por trás do edifício, na antiga Oficina do Ferro, sejam a verdadeira motivação para a tentativa de fecho do emblemático local da cidade do Porto. Para os terrenos já foi lançado um concurso para a construção de um empreendimento.

As últimas notícias davam nota de que o encerramento seria para breve, uma vez que, segundo a autarquia, o edifício não tinha as condições de segurança necessárias, nomeadamente ao nível do plano de combate a incêndios.

Porto Canal

+ notícias: Porto

Mestrados da Faculdade de Economia da Universidade do Porto na dianteira da Europa

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto tem 11 dos seus programas de mestrado no topo do ranking internacional Best-Masters 2024 feito pela Eduniversal. Três dos mestrados estão mesmo dentro do top-10 nos respetivos rankings.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.