Rui Moreira propõe Silo Auto como solução para músicos do Stop

Rui Moreira propõe Silo Auto como solução para músicos do Stop
| Norte
Porto Canal

O autarca da cidade do Porto sugeriu esta manhã, em reunião do Executivo camarário, criar um novo espaço dedicado aos músicos, nos últimos dois pisos do Silo Auto que, até à data, utilizam o antigo centro comercial Stop.

A solução foi apresentada esta segunda-feira, 7 de novembro, pelo presidente da Câmara Municipal do porto, perante as denúncias sobre a falta de segurança num doa centro comerciais mais antigos da cidade, o Stop.

À semelhança do autarca, Pedro baganha, vereador do Urbanismo, diz não acreditar que avancem, entretanto, as obras do projeto de requalificação do centro comercial, apresentado pelos músicos e pela administração do condomínio.

O projeto, já aprovado pelo município, tem um prazo de realização de obras que termina já no próximo dia 30 deste mês, mas que pode ser sucessivamente prolongado até final de agosto do próximo ano.
Ainda assim, o Executivo levanta algumas questões, não só quanto ao elevado orçamento da obra, mas tendo igualmente em conta o elevado número de proprietários do edifício, estando alguns emigrados ou em arte incerta, facto que, para Pedro Baganha, “transforma a recuperação numa matéria impossível”.

O Silo Alto como alternativa

Ainda que não agrade aos músicos do Stop, a solução apresentada por Rui Moreira passa pela adaptação dos dois últimos pisos do parque de estacionamento do Silo Alto, transformando-os num espaço partilhado entre os vários artistas, com regulamento e gestão municipais.

A solução apresentada surge na sequência da recomendação proposta pela CDU, que sugeria a "tomada de posse administrativa do Stop por parte da Câmara do Porto e/ou Ministério da Cultura”, sugestão que o autarca deitou por terra, uma vez que já existe um projeto aprovado para obras, o que faz com que a tomada de posse seja ilegal.

+ notícias: Norte

Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos querem abrir ao público a Casa e Quinta de São Gens, em Matosinhos, como um Parque de Natureza e Cultura, anunciaram esta quarta-feira.

Detido suspeito de incendiar casas de vizinhos e tentativa de homicídio em Santo Tirso

A Policia Judiciária (PJ) deteve um homem de 33 anos suspeito de incendiar casas de familiares e vizinhos em Santo Tirso, de detenção de arma proibida, tentativa de homicídio e dano e coação na forma tentada, foi esta terça-feira anunciado.

Menino de quatro anos esquecido no interior de viatura de transporte escolar em Fafe

Um menino, de 4 anos, ficou esquecido durante a manhã desta terça-feira no interior da viatura de transporte escolar que o deveria ter deixado numa escola do concelho de Fafe, distrito de Braga, segundo fonte da GNR.