TAP avança com redução dos cortes salariais para 20% a todos os trabalhadores

TAP avança com redução dos cortes salariais para 20% a todos os trabalhadores
| País
Porto Canal / Agências

A TAP vai avançar com a redução dos cortes salariais para 20% a todos os trabalhadores, atualizando ainda o valor abaixo do qual não são aplicados cortes, segundo uma mensagem da Comissão Executiva, a que a Lusa teve acesso.

Na mensagem, enviada aos colaboradores, a gestão da transportadora aérea lembra que “a TAP tem vindo a cumprir o plano de reestruturação, nomeadamente no que diz respeito ao aumento de receita e também na redução de custos”, realçando que a diminuição de gastos “tem sido feita não apenas com incidência em cortes salariais, mas também através da renegociação de contratos com fornecedores e estabelecimento de parecerias mais vantajosas ou ganhos de eficiência”, entre outras medidas.

No entanto, reconheceu, a “aceitação dos Acordos de Emergência por parte dos Sindicatos, em representação de todos os trabalhadores, foi crucial para o sucesso da recuperação da TAP”, sublinhando que o “caminho de recuperação ainda não acabou, ainda está a ser percorrido” e recordando que “os acordos temporários de emergência estão em vigor até ao final de 2024”.

Ainda assim, destacou, “com o esforço de todos os trabalhadores e com uma gestão adequada, o desempenho financeiro da TAP está acima das projeções do plano de reestruturação”.

“Este desempenho permite antecipar a redução" dos cortes nos salários (para 20% acima da garantia mínima), "reconhecendo desta forma o esforço de todos os trabalhadores”, disse a TAP.

Os cortes - que eram de 25% - estavam previstos manter-se, para a maioria dos trabalhadores, até ao final deste ano.

Por outro lado, disse a Comissão Executiva, “por via do aumento do salário mínimo nacional (SMN), é também atualizado para 1.520 euros o valor – equivalente a dois SMN – abaixo do qual não são aplicados cortes (garantia mínima)”.

A gestão da transportadora garantiu que “pela conjugação destes dois fatores – corte reduzido para 20% e atualização da garantia mínima sem corte para 1.520 euros – aumenta o número de trabalhadores sem corte e o corte efetivo da parte dos salários acima da garantia mínima também é reduzido”, sendo que, destacou, “em termos práticos, o corte salarial real, na TAP SA [negócio da aviação], passa a ser em média de 7,3%”.

Por fim, reconhecendo os esforços dos trabalhadores, e tendo em conta a inflação e o aumento das taxas de juro, a Comissão Executiva disse que “estão a ser decididas e implementadas outras medidas com impacto remuneratório, adaptadas às especificidades das categorias profissionais”.

“Todas estas medidas são aplicadas com retroativos a partir de 1 de janeiro 2023 e estarão em vigor até 31 dezembro 2023”, indicou a companhia aérea.

“Não se ignora que os cortes que subsistem continuam a obrigar os trabalhadores a sacrifícios e esforço acrescido, mas as medidas agora anunciadas sinalizam que a TAP está no bom caminho para a recuperação”, destacou a gestão da transportadora.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.