ANMP exige ao Governo calendário de investimentos a realizar em escolas

ANMP exige ao Governo calendário de investimentos a realizar em escolas
| País
Porto Canal/Agências

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) exigiu esta terça-feira que o Governo apresente um calendário dos investimentos a efetuar nas escolas transferidas para as autarquias, tendo em conta o acordo assinado em julho do ano passado.

Em comunicado, a ANMP lembra que em julho de 2022 foi assinado um acordo entre a associação e o Governo, no qual o executivo liderado por António Costa "assumiu o compromisso de realizar investimento de construção e requalificação de edifícios escolares" através de diversas fontes de financiamento, designadamente o programa de fundos europeus Portugal 2030, o Plano de Recuperação e Resiliência e o Banco Europeu de Investimento.

Na mesma nota, a ANMP, esta terça-feira reunida em conselho diretivo, anuncia que "decidiu reivindicar ao Governo a apresentação de um calendário dos investimentos a efetuar nas escolas transferidas para os municípios e respetivas fontes de financiamento que assegurem a construção e a requalificação das 451 escolas constantes" daquele acordo.

O acordo assinado em 22 julho do ano passado entre a associação e o Governo contempla um mapa de escolas prioritárias a reabilitar, “que pode ainda ser sujeito a correções”, no qual “constam 451 escolas”, segundo disse na altura a presidente da ANMP, Luísa Salgueiro (PS), que também lidera a Câmara de Matosinhos, no distrito do Porto.

Em 15 de novembro do ano passado, o Ministério da Coesão Territorial anunciou que, "usando o mecanismo extraordinário de antecipação do PT2030", seriam abertos até ao final de 2022 os avisos para o financiamento das intervenções nas escolas.

Em 16 de janeiro deste ano, o PSD dirigiu uma pergunta ao Ministério da Coesão Territorial, através da Assembleia da República, questionando quando é que o Governo iria divulgar o programa de intervenção nas 451 escolas, se já existe cronograma com os prazos e custos para a abertura dos concursos para as reabilitar e, das 451 escolas mapeadas no acordo, quantos concursos de empreitada foram abertos.

“Decorridos seis meses da assinatura do acordo de compromisso, o Governo ainda não avançou com investimentos ou assegurou que os municípios o possam fazer na requalificação do parque escolar”, acusou o deputado social-democrata Firmino Pereira, na pergunta dirigida à ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

A reunião da ANMP teve como anfitrião o presidente da Câmara Municipal de São João da Pesqueira (distrito de Viseu), Manuel Cordeiro, membro efetivo deste órgão da associação em representação dos Movimentos Autárquicos Independentes.

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.