Indecisão sobre novo presidente da APDL põe em causa concurso para terminal

Indecisão sobre novo presidente da APDL põe em causa concurso para terminal
| Norte
Porto Canal

O concurso para um novo terminal de contentores e multiusos não se realiza enquanto não houver novo presidente do conselho de administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), avança o jornal económico ECO.

O novo presidente escolhido é João Neves, opção do ministro das Infraestruturas João Galamba, o que criou descontentamento entre os socialistas do distrito do Porto, como noticiou o Porto Canal a 7 de fevereiro.

João Neves foi a escolha do Ministro das Infraestruturas João Galamba para render Nuno Araújo na presidência da APDL. O antigo chefe de gabinete de Pedro Nuno Santos abandonou o cargo por iniciativa própria a 31 de dezembro de 2022, data em que o lugar foi interinamente assumido pela vogal Cláudia Soutinho.

Contudo, até à demissão de Pedro Nuno Santos (29 de dezembro de 2022), que tinha a pasta das Infraestruturas, a nomeação de Miguel Lemos Rodrigues, atual presidente das Águas de Gaia, era praticamente certa.

O agora ex-presidente da APDL, Nuno Araújo, em entrevista ao ECO em outubro de 2022, falava num projeto de expansão. “Se queríamos responder às necessidades da indústria e aos investimentos – como o aumento do quebra-mar e ao lançamento do concurso para o novo terminal, que poderá ser lançado ainda neste ano – isso vai aumentar a capacidade de resposta das infraestruturas portuárias na região. O terminal terá capacidade para receber navios até 8.000 t.e.u. (cada t.e.u. corresponde a um contentor). Se hoje podemos receber 40% da frota mundial de navios, no futuro poderemos receber 70% da frota mundial“, referia Nuno Araújo.

O projeto envolve um custo de 220 milhões de euros, no entanto pode trazer novas concessionárias. A concessão dos contentores é atualmente detida pelo grupo turco Yildirim. A Galp tem um terminal de contentores privado, já a ETE detém o terminal de carga, noticia o ECO.

Contudo, com este novo terminal, já que o grupo turco não tem exclusividade da concessão na APDL, abre-se a porta ao lançamento de um concurso.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.