Aeroporto do Porto arrasa concorrência galega e lidera noroeste peninsular

Aeroporto do Porto arrasa concorrência galega e lidera noroeste peninsular
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Porto Canal

Segundo dados a que o Porto Canal teve acesso, em 2022, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, superou os 13,1 milhões de passageiros e ultrapassou a previsão da Vinci. No mesmo período, a soma dos três aeroportos da Galiza ficou-se pelos 5,1 milhões de passageiros.

O número de passageiros no mês de dezembro de 2022, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, deverá fixar-se nos 978 mil passageiros, um número recorde e que supera 2019, o último ano antes da pandemia.

Com os números do derradeiro mês, fecham-se as contas do ano. Ao todo, 13,1 milhões de passageiros e uma recuperação confirmada. O crescimento sentido no segundo semestre de 2022, com excepção do mês novembro (que sofreu uma quebra de 3% face a 2019), compensou um início de ano ainda afetado pela paralisação decorrente da pandemia de COVID-19 e permitiu ao aeroporto do Porto atingir níveis de operação idênticos aos de 2019.

Com o número de passageiros alcançado, o Aeroporto do Porto confirma o estatuto de principal infraestrutura aeroportuária do noroeste peninsular. O somatório de passageiros nos três principais aeroportos da Galiza (Santiago de Compostela, Vigo e Corunha) não chega a metade dos valores do Porto; ficou-se, em 2022, pelos 5,1 milhões de passageiros, segundo dados divulgados pela AENA.

A diferença entre o aeroporto do Porto e os aeroporto da Galiza é ainda maior no segmento das ligações internacionais. Na província espanhola, os voos para aeroportos estrangeiro representam apenas 16% do tráfego.

As previsões das companhias aéreas para o próximo verão são animadoras para o aeroporto do Porto. Em cima da mesa está, neste momento, um crescimento da oferta a rondar os 12%. Em 2023, não só companhias low cost, como a Ryanair e Easyjet, continuarão a sua aposta na base do Porto, como a própria TAP anunciou uma aposta. A abertura de uma nova rota para Luanda e o aumento das frequências para Nova Iorque, Rio de Janeiro e São Paulo prometem um novo capítulo na relação entre a companhia aérea portuguesa e o Norte.

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