Câmara de Matosinhos quer lançar concurso para 'metrobus' do aeroporto em setembro

| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Matosinhos pretende lançar um concurso de conceção e construção de uma linha de 'metrobus' para o aeroporto em setembro, no âmbito da desativação da refinaria da Galp, disse hoje a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro. 

Em declarações na comissão parlamentar de Ambiente e Energia, na Assembleia da República, em Lisboa, Luísa Salgueiro (PS) disse, sobre o BRT ('Bus Rapid Transit', vulgo 'metrobus'), querer "lançar concurso de conceção e construção em setembro".

A também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) falava, no âmbito de um requerimento do BE sobre a situação dos ex-trabalhadores da refinaria, a propósito de uma das medidas previstas no Fundo de Transição Justa (FTJ) de Matosinhos, uma verba de 60 milhões de euros para compensar e reconverter espaços após o fecho da refinaria da Galp.

Em junho de 2022, a Câmara de Matosinhos confirmou à Lusa a encomenda de um estudo para implementar um 'metrobus' entre o aeroporto, situado na Maia, e a Petrogal, estando ainda em equação a ligação a Leça da Palmeira e Matosinhos.

Em agosto do mesmo ano, a autarquia justificou essa opção com conexões mais rápidas aos concelhos vizinhos da Área Metropolitana do Porto (AMP), ao invés do que acontece com a estação do Senhor de Matosinhos.

"A estação de metro do Senhor de Matosinhos dista 35 minutos do centro do Porto, uma hora e 20 minutos da Póvoa [de Varzim] e 52 minutos do centro da Maia. Por sua vez, a envolvente ao Aeroporto fica a uma distância de 27, 40 e 35 minutos, respetivamente", referiu então em resposta enviada à Lusa.

O objetivo da Câmara de Matosinhos é "executar até 2026" a ligação ao aeroporto, no âmbito do FTJ, que dispõe de 20 milhões de euros para esse desiderato.

As restantes verbas do FTJ relacionadas com a reconversão da refinaria de Matosinhos estão alocadas ao polo de conhecimento e inovação da Universidade do Porto (UP), com 23 milhões de euros, cinco milhões afetos à compensação e requalificação dos trabalhadores, cinco para pequenas empresas afetadas pelo fecho da refinaria, e cinco para a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), segundo Luísa Salgueiro e António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), também hoje ouvido na mesma comissão.

Luísa Salgueiro disse também hoje que as verbas da FTJ serão aplicadas apenas nas parcelas de terreno que a Galp cederá à autarquia, onde será instalado o polo da UP, e que o projeto 'Innovation Hub' da Galp dirá apenas respeito à empresa, não havendo fundos para a descontaminação, que a energética disse hoje ao Jornal de Notícias poder demorar dois a três anos.

"Mas nós queremos condicionar, no sentido positivo da palavra, e garantir desde já que aquilo que ali aconteça, numa área tão central, não só do território de Matosinhos mas da Área Metropolitana do Porto", seja algo que "contribua para o desenvolvimento económico do município e da região".

Luísa Salgueiro reiterou o desejo de que os terrenos não se transformem "num apetecível local de residências de luxo", lembrando que o Plano Diretor Municipal "condiciona a apenas 10% para esse fim".

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.