Decisão do Governo sobre se avança com referendo à regionalização conhecida no início de 2024

Decisão do Governo sobre se avança com referendo à regionalização conhecida no início de 2024
| País
Porto Canal

A realização de um referendo sobre a regionalização em 2024 está no programa do Governo para esta legislatura, contudo, a decisão sobre se o executivo avança, efetivamente, para essa consulta popular só será tomada no início do próximo ano.

Apesar de o calendário para a decisão se vislumbrar apertado, o Partido Socialista reiterou, em novembro de 2022, que a posição quanto ao referendo da Regionalização se mantém “inalterado” e lembrou que a vontade já estava inscrita no Programa do XXIII Governo Constitucional.

Recorde-se que António Costa, no congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, realizado em Dezembro de 2021, garantiu que em 2024 seria dada "voz ao povo" sobre a regionalização.

Sem nunca referir a palavra referendo, o governante afirmou que no final de 2023 o executivo estaria em condições de tomar a decisão de “devolver a palavra aos portugueses sobre se devemos ou não devemos avançar para a regionalização”.

Um processo, alertou o PS, condicionado à “avaliação” dos méritos do processo de descentralização de competências do Estado central para a esfera municipal, que deveria estar concluído em 2022, mas que não ficará fechado antes de Abril de2023 e marcado pelo reforço das CCDR que tem acontecido nos últimos tempos “com a integração de vários serviços de natureza regional (…) permitindo concretizar importantes avanços no âmbito de uma melhor e mais desconcentrada administração dos recursos públicos”.

Tendo em conta o arrastar dda decisão até, pelo menos, aos primeiros três meses do próximo ano, “a ideia é fazer a avaliação no início de 2024”, adiantou ao jornal PÚBLICO a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, responsável pela pasta da descentralização e da passagem de competências para as CCDR.

A governante realça que não se deve avançar para uma regionalização enquanto a questão da descentralização, "que está a correr bem”, não estiver concluída, referindo que será necessário fazer uma reflexão sobre como correram ambos os processos antes de chamar os portugueses a pronunciarem-se novamente.

Regionalização em Portugal não é de agora

A realização de um referendo à regionalização remonta a um acordo celebrado entre António Guterres, na altura primeiro-ministro, e Marcelo Rebelo de Sousa, líder do PSD naquela altura, no âmbito da revisão constitucional de 1997.

Quando foram chamados a pronunciar-se, em novembro de 1998, menos de metade dos eleitores compareceu e, entre eles, mais de 60% chumbaram as duas perguntas do referendo.

Agora, António Costa que já em 2015 tinha prometido reabrir a pasta, remete para daqui a dois anos "dar voz ao povo" sobre este assunto.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.