Diogo Pereira e Manuel Macedo terceiros em 420 do Mundial de vela Juventude ISAF

| Desporto
Porto Canal / Agências

Tavira, 14 jul (Lusa) -- O primeiro dia do campeonato do Mundo de vela da Juventude ISAF 2014 ficou marcado pela afirmação de Diogo Pereira e Manuel Macedo como potenciais candidatos a um lugar no pódio na classe 420.

Os dois velejadores portugueses corresponderam às expetativas e andaram nos lugares da frente ao longo do dia, encontrando-se no terceiro lugar da geral ao fim das duas primeiras regatas, apenas atrás de duas duplas asiáticas, formadas por Koizumi/Matsuo, do Japão, e Norizan/Aziz, da Malásia.

Sobre a prestação neste primeiro dia de regatas, Diogo Pereira reconheceu à assessoria de imprensa da Federação portuguesa que o dia "correu bem e dentro das expetativas" e, questionado sobre o nível dos adversários, admitiu que "a frota em Tavira é mais forte do que a do ano passado, em Chipre", campeonato no qual o velejador português foi medalha de bronze, com Pedro Cruz como proa.

A propósito das condições encontradas nas águas de Tavira, as quais conhece bem conhece e onde já conseguiu excelentes resultados, Diogo Pereira considerou serem "semelhantes às que encontrou no Campeonato de Portugal de Juniores", e disse esperar que essa vantagem faça com que cometam o "menor número de erros possível", de modo a "alcançar bons resultados, que passam sempre pela conquista de uma medalha".

Já no quadro feminino de 420, as estreantes em Mundiais da Juventude, Teresa Camelo/Helena Oliveira acabaram o primeiro dia no 19.º lugar, depois de um 17.º e um 19.º nas duas regatas do dia. As líderes do dia são as espanholas Silvia Depares/Marta Mateu, seguidas por Theres Dahnke/Birte Winkel, da Alemanha, e por Romaniuk/Goralska, da Polónia.

Em Laser Radial e após as duas regatas previstas, Santiago Sampaio e Carolina João terminaram o dia em 19.º e 16.º, respetivamente, destacando-se o nono lugar de Carolina na primeira regata.

Com três regatas terminadas, Francisco Maia e Rui Oliveira, em 29er, terminaram o dia em 16.º, ao passo que a dupla da casa, composta por Vasco Rocha e Salvador Taveira, se encontra na 12.ª posição em SL16, findas três regatas.

Os últimos a sair para a água foram os RS:X, mas muito a tempo de completar as três regatas previstas. O madeirense Frederico Rodrigues terminou em 22.º.

JEC // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

“Vamos fazer tudo por tudo”. SC Coimbrões quer levar Taça AF Porto para Gaia

O Sporting Clube Coimbrões vai defrontar o Aliança de Gandra na final da temporada de 2023/2024 da Taça AF Porto de futebol, que acontece este domingo pelas 16h00 no Estádio Municipal Jorge Sampaio, na freguesia de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

Do sonho da subida à final da taça ao virar da esquina. A epopeia do Aliança de Gandra

Domínio absoluto na série dois da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP) e a final da Taça ao virar da esquina. O Aliança de Gandra vive uma temporada de sonho que espera ver coroada com a ascensão ao Campeonato de Portugal.

FC Porto (Sub-15): Três pontos para os Juniores C no Minho

FC Porto bateu o SC Braga (1-0) na 13.ª jornada do Torneio de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores C.