As imagens da nova carruagem do metro do Porto que já circula em fase de testes

As imagens da nova carruagem do metro do Porto que já circula em fase de testes
| Norte
Porto Canal

São as primeiras imagens das novas composições do metro do Porto a circular nos carris. Os veículos CT da Metro do Porto já estão em fase de testes, entre as oficinas de Guifões e a estação Fonte do Cuco. No total, a frota terá 18 novas composições sendo que, para já, apenas uma chegou a Portugal.

A primeira composição passou por um longo percurso até chegar a território português. O transporte envolveu viagens por terra e mar, entre a China e Matosinhos, com uma paragem no porto de Tarragona, na Catalunha. O veículo será agora sujeito a vários testes, antes de entrar em funcionamento na rede da Metro do Porto.

As restantes 17 carruagens vão chegar faseadamente, durante todo o ano de 2023, para que a frota passe a dispor de 120 veículos.

As 18 composições compradas à empresa chinesa vão servir as duas linhas em construção, para acrescentar seis quilómetros e sete estações à rede, num investimento global na ordem dos 300 milhões de euros.

Porto Canal

Porto Canal

+ notícias: Norte

Presidente da Câmara de Vila Real critica a distribuição dos fundos comunitários

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, confirmou na passada quarta-feira que as propostas de criação de duas novas NUT II já foram aprovadas por Bruxelas. Rui Santos, em declarações ao Porto Canal, criticou a criação das NUTs, que segundo o autarca falharam ao não olhar para o país em geral.

Crescimento da procura no metro do Porto potenciada pela linha amarela

Em 2022, o metro do Porto ultrapassou as 65 milhões de validações. O ano passado foi o segundo melhor de sempre em termos de procura, uma vez que foram registadas menos 8,9% das validações, face ao melhor ano (2019).

Vila Nova de Gaia. Lançado plano para a Igualdade para "diminuir fosso entre homens e mulheres"

O Plano Municipal para a Igualdade de Vila Nova de Gaia, que visa “diminuir o fosso entre homens e mulheres”, inclui dezenas de medidas dirigidas aos recursos humanos da autarquia, à comunidade e a entidades locais.