As imagens da nova carruagem do metro do Porto que já circula em fase de testes

As imagens da nova carruagem do metro do Porto que já circula em fase de testes
| Norte
Porto Canal

São as primeiras imagens das novas composições do metro do Porto a circular nos carris. Os veículos CT da Metro do Porto já estão em fase de testes, entre as oficinas de Guifões e a estação Fonte do Cuco. No total, a frota terá 18 novas composições sendo que, para já, apenas uma chegou a Portugal.

A primeira composição passou por um longo percurso até chegar a território português. O transporte envolveu viagens por terra e mar, entre a China e Matosinhos, com uma paragem no porto de Tarragona, na Catalunha. O veículo será agora sujeito a vários testes, antes de entrar em funcionamento na rede da Metro do Porto.

As restantes 17 carruagens vão chegar faseadamente, durante todo o ano de 2023, para que a frota passe a dispor de 120 veículos.

As 18 composições compradas à empresa chinesa vão servir as duas linhas em construção, para acrescentar seis quilómetros e sete estações à rede, num investimento global na ordem dos 300 milhões de euros.

Porto Canal

Porto Canal

+ notícias: Norte

Cidade de Guimarães eleita Capital Verde Europeia 2026

Guimarães foi eleita Capital Verde Europeia 2026, a segunda cidade portuguesa a obter o título, depois de Lisboa (2020), “reconhecendo o compromisso contínuo” deste município do distrito de Braga com a sustentabilidade ambiental.

Siderúrgica Megasa na Maia suspende atividade devido a aumento de preço da energia

A Megasa-Siderurgia Nacional voltou esta terça-feira a parar a produção nas fábricas do Seixal e da Maia, devido à “duplicação do preço de mercado da energia”, antecipando que a situação se repita na quarta-feira e quinta-feira, segundo um comunicado.

Plenário e greve condicionam novamente rede Unir sobretudo em Gaia e Espinho

Um plenário de trabalhadores da Auto-Viação Feirense, na quinta-feira, e uma greve, na próxima segunda-feira, vão condicionar novamente o serviço da rede Unir, sobretudo em Gaia e Espinho, após a paralisação de há um mês.