TAP vai pedir "auditoria externa independente" a bónus e indemnizações pagas a administradores e trabalhadores
Porto Canal
A TAP vai pedir uma "auditoria externa independente" a todos os pagamentos a trabalhadores e administradores da companhia aérea.
A decisão surge depois de o Tribunal de Contas ter anunciado que vai avançar com uma auditoria à TAP.
A janela temporal sob análise ainda está por definir, assim como a empresa responsável por fazer a radiografia à empresa.
A auditoria incidirá sobre salários, bónus e indemnizações que tenham sido pagos. A medida foi conhecida após ter sido noticiado que a ex-administradora da TAP, Teresa Lopes, recebeu mais de um milhão de euros de indemnização, mais do dobro daquilo que recebeu Alexandra Reis.
A notícia foi avançada pelo comentador Miguel Relvas na ‘CNN Portugal’. “Houve uma diretora, antes administradora, que recebeu mais de um milhão de euros”, revelou o antigo dirigente do PSD.
A ex-administradora trabalhou na TAP mais de 30 anos. No final de 2014 chegou à administração da empresa, como administradora financeira (CFO).
Em 2015, depois da aprovação da privatização, a companhia teve uma nova administração privada. Nessa altura, Teresa Lopes saiu da administração e, segundo apurou a mesma fonte, assumiu a função de vice-presidente da área financeira da companhia aérea portuguesa.
No final de 2017, quando o Estado já tinha do seu lado metade do capital da TAP, a administração da companhia fechou acordo de saída de Teresa Lopes no valor total de 1,2 milhões de euros.