CEO da TAP divulga razão da saída de Alexandra Reis. “Havia uma divergência sobre a execução do plano”

Lusa
| País
Porto Canal

A presidente executiva da TAP está esta quarta-feira no Parlamento a dar as primeiras explicações públicas sobre a indemnização paga a Alexandra Reis. Christine Ourmières-Widener começou por fazer um balanço do plano de reestruturação, referindo que a “TAP teve das melhores receitas em 2022”, apesar de correr o risco de acabar em 2021 como outras empresas.

A Presidente Executiva da companhia aérea portuguesa lembrou que “em 2022 concretizamos importantes avanços”, desde a melhoria da “experiência de voo” como o investimento e modernização a nível digital. “Tem sido um caminho difícil com vários obstáculos”, principalmente os momentos relativos ao ataque informático, a greve dos tripulantes em dezembro e a mudança do sistema aéreo europeu.

Um ano após a aprovação do plano de reestruturação da TAP, a CEO da companhia de bandeira fez questão de salientar que ainda estão a percorrer esse caminho, mas esse trajeto percorrido e os resultados dão confiança para “continuar em 2023”.

A CEO lamenta o facto de a resposta da companhia ainda não ser como previam, no entanto, “2023 é um ano crucial para a TAP”. Existe a concretização de um plano e, para isso, a “TAP precisa de estabilidade” para a concretização desse plano.

André Ventura foi o primeiro a questionar a CEO da TAP. O líder do Chega atacou intervenção da Presidente Executiva da TAP por fugir ao foco principal desta audição, a indemnização de Alexandra Reis.

Christine Ourmières-Widener começou por esclarecer a razão da saída de Alexandra Reis. “Havia uma divergência sobre a execução do plano (de reestruturação). Foi a única razão da saída de Alexandra Reis”, explicou a Presidente Executiva da TAP.

Recorde-se que Alexandra Reis recebeu uma indemnização da TAP de cerca de 500 mil euros, por cessação antecipada do cargo de administradora executiva. Alexandra Reis, secretária de Estado do Tesouro, demitiu-se 25 dias depois de tomar posse e após quatro dias de polémica por causa da indemnização de meio milhão de euros paga pela TAP para deixar administração da empresa

 

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.