Cinema Batalha volta a acolher Matinés do Cineclube do Porto

Cinema Batalha volta a acolher Matinés do Cineclube do Porto
| Porto
Porto Canal

A partir do próximo domingo, 15 de janeiro, o Batalha acolhe as Matinés do Cineclube do Porto com sessões quinzenais — aos domingos, às 11h15 — que vão incluir clássicos, filmes de arquivo e cinema contemporâneo.

Partindo da vontade de retomar uma ligação histórica, cujo início remonta aos anos 40, o Batalha Centro de Cinema convidou o Cineclube do Porto a recuperar o formato das matinés que aconteceram durante várias décadas.

A proposta consiste na exibição de filmes que marcaram a vida do mais antigo cineclube português no ativo. O programa será assim interpretativo da história e do papel do Cineclube para a cidade e o país, desde a sua fundação até à atualidade.

A sessão inaugural acontece com “Berlin: Symphony of a Great City” (1927), de Walter Ruttmann, uma das mais influentes obras dos anos 20. O filme, que capta o pulsar da vida moderna da capital alemã com uma montagem frenética, estava previsto na primeira sessão do Cineclube no Batalha, a 11 de novembro de 1947.

A projeção foi travada pela censura e substituída por “Le jour se lève” (1939), de Marcel Carné, que será apresentado na segunda sessão das Matinés do Cineclube, a 29 de janeiro.

Recorde-se que o icónico Cinema Batalha da cidade do Porto foi inaugurado como sala de cinema e de espetáculos na década de 40 do século XX, mas fechou portas no ano 2000 devido avançado estado de degradação do edifício. 20 anos depois, e volvidos três anos de obras intensas de remodelação, o Batalha voltou a abrir portas no dia 9 de dezembro.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

 

+ notícias: Porto

Ciclistas tomam conta do corredor do metrobus na Boavista enquanto não chegam autocarros

O relógio marca as 10 horas de uma manhã já calma, depois da habitual hora de ponta marcada pelo forte trânsito no centro do Porto. Estamos na Avenida da Boavista, cortada ao meio recentemente por um corredor vermelho onde irá circular o metrobus. O impasse do arranque da operação continua a vigorar no corredor que é utilizado todos os dias por modos suaves: bicicletas, trotinetas e até patins. “Fizeram-nos uma ciclovia sem querer”, disse-nos um dos portuenses que diariamente faz uso da via para se deslocar para o trabalho. A ele juntam-se cerca de duas dezenas de bicicletas que, em apenas uma hora, passaram por ali.

Gestão de Moreira em destaque no manifesto de apoio a Filipe Araújo para candidatura ao Porto

Mais de 140 personalidades ligadas à cidade do Porto subscreveram um manifesto de apoio a uma candidatura de Filipe Araújo à Câmara Municipal nas próximas autárquicas.

Câmara do Porto angaria 20,9 milhões de euros em 2024 de taxa turística aumentando 8,13%

A Câmara Municipal do Porto (CMP) avançou esta sexta-feira à Lusa que angariou 20,9 milhões de euros de receita liquidada em 2024, ou seja, mais 8,13% face a 2023, cuja receita foi de 19,2 milhões de euros.