Gestão de Moreira em destaque no manifesto de apoio a Filipe Araújo para candidatura ao Porto

Gestão de Moreira em destaque no manifesto de apoio a Filipe Araújo para candidatura ao Porto
| Porto
Ana Francisca Gomes

Mais de 140 personalidades ligadas à cidade do Porto subscreveram um manifesto de apoio a uma candidatura de Filipe Araújo à Câmara Municipal nas próximas autárquicas.

O manifesto denominado "Por um Porto Livre e Independente!", a que o Porto Canal teve acesso, realça sobretudo a gestão de Rui Moreira, que em 2013 venceu as Autárquicas através de uma candidatura independente.

Realçando que nos últimos 11 anos “a cidade tornou-se mais moderna e mais atrativa”, os cerca de 140 subscritores entendem que “a pessoa mais bem colocada para liderar uma nova equipa independente é o atual vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo”.

“Assim, apelamos ao Filipe Araújo que assuma a liderança de uma equipa capaz de honrar o legado dos executivos liderados pelo presidente Rui Moreira”, pode ler-se.

O primeiro subscritor deste manifesto é António Agostinho Guedes, Presidente da Assembleia Geral do “Porto, o Nosso Movimento”.

Mas podem ser encontrados nomes de várias áreas, desde pessoas com ligações aos últimos mandatos de Moreira, como Isabel Ponce Leão, presidente da Comissão de Toponímia, Nuno Valentim, arquiteto responsável pela reabilitação do Mercado do Bolhão, André Dias Brochado, que recentemente deixou o cargo de adjunto da presidência e Cristina Pimentel, da STCP.

Podem ser encontrados outros nomes como o do psicólogo Eduardo Carqueja, o gestor de fundos de investimento Carlos Moreira da Silva e o antigo reitor da Universidade do Porto José Carlos Marques dos Santos.

+ notícias: Porto

Ex-vereador de Rui Moreira nomeado diretor-geral de consultora imobiliária Savills Porto

Ricardo Valente, ex-vereador da Câmara do Porto com os pelouros ligados às finanças e economia, foi nomeado para assumir o cargo de diretor-geral da consultora imobiliária Savills no Norte do país.

Ciclistas tomam conta do corredor do metrobus na Boavista enquanto não chegam autocarros

O relógio marca as 10 horas de uma manhã já calma, depois da habitual hora de ponta marcada pelo forte trânsito no centro do Porto. Estamos na Avenida da Boavista, cortada ao meio recentemente por um corredor vermelho onde irá circular o metrobus. O impasse do arranque da operação continua a vigorar no corredor que é utilizado todos os dias por modos suaves: bicicletas, trotinetas e até patins. “Fizeram-nos uma ciclovia sem querer”, disse-nos um dos portuenses que diariamente faz uso da via para se deslocar para o trabalho. A ele juntam-se cerca de duas dezenas de bicicletas que, em apenas uma hora, passaram por ali.

Câmara do Porto angaria 20,9 milhões de euros em 2024 de taxa turística aumentando 8,13%

A Câmara Municipal do Porto (CMP) avançou esta sexta-feira à Lusa que angariou 20,9 milhões de euros de receita liquidada em 2024, ou seja, mais 8,13% face a 2023, cuja receita foi de 19,2 milhões de euros.