Câmara do Porto angaria 20,9 milhões de euros em 2024 de taxa turística aumentando 8,13%

Câmara do Porto angaria 20,9 milhões de euros em 2024 de taxa turística aumentando 8,13%
| Porto
Porto Canal/ Agências

A Câmara Municipal do Porto (CMP) avançou esta sexta-feira à Lusa que angariou 20,9 milhões de euros de receita liquidada em 2024, ou seja, mais 8,13% face a 2023, cuja receita foi de 19,2 milhões de euros.

Em declarações, por escrito, à Lusa, a CMP indica que a “receita em 2024 foi de 20,9 milhões de euros de receita liquidada”.

A receita em 2023 foi de 19,2 milhões de euros de receita liquidada, o que significa que houve um aumento de 8,13% de receita de taxa turística no Porto em 2024 face a 2023.

A taxa turística municipal do Porto entrou em vigor a 01 de março de 2018, com um valor de dois euros por dormida.

No passado dia 01 de dezembro de 2024 o valor foi atualizado para os três euros por dormida para pessoas com mais de 13 anos e até um máximo de sete noites seguidas.

Com esta receita da taxa municipal turística, a Câmara do Porto reforça o orçamento municipal.

Este reforço municipal é canalizado, tal como se lê na nota justificativa do regulamento da taxa turística, para reforçar a “segurança de pessoas e bens”, bem como a “manutenção do espaço público, limpeza e higiene urbana e sinalética”

“Cumulativamente, a oferta que a cidade deve proporcionar, seja ao nível cultural, artístico, de lazer, urbanístico e de parque habitacional com vista à captação e fixação de mais e novos residentes, deve acompanhar este ajuste e reinventar constante”.

A nota justificativa do regulamento da taxa turística refere a “obrigatoriedade de continuar a assegurar o Porto como um destino de referência sustentável, prevenindo a degradação e a excessiva ocupação”.

Em 2018, a Lusa noticiava que a autarquia do Porto havia arrecadado de receita liquida da taxa turística 10,4 milhões de euros e contabilizado 5,2 milhões de dormidas.

O valor subiu, em 2019 para os 15,1 milhões de euros (um montante que no dia da notícia da Lusa ainda não incluía a receita do mês de dezembro de 2019).

A receita da Taxa Municipal Turística no Porto em 2021 foi de 4,8 milhões de euros, menos 16% que em 2020 (5,7 milhões) e menos 68% (15 milhões) que em 2019, e uma das principais causas da quebra foi a pandemia da covid-19.

A Taxa Municipal Turística (TMT) traduz-se numa contribuição dos utilizadores de Empreendimentos Turísticos e de Alojamento Local da Cidade para a sustentabilidade do Porto enquanto destino turístico, permitindo uma melhor resposta do Município ao desgaste inerente à pegada turística na Cidade”, explica a Câmara do Porto no sítio oficial da Internet.

No dia 1 de dezembro de 2024 entrou em vigor o novo Regulamento da TMT do Porto. Com esta atualização, o valor da TMT passou a ser de três por dormida (e não por reserva).

Crianças e jovens com idade inferior ou igual a 12 anos, pessoas que estejam alojadas no Porto devido a ato médico, ou peregrinação religiosa, pessoas com pedido de asilo, entre outros casos, estão isentas do pagamento.

+ notícias: Porto

Ciclistas tomam conta do corredor do metrobus na Boavista enquanto não chegam autocarros

O relógio marca as 10 horas de uma manhã já calma, depois da habitual hora de ponta marcada pelo forte trânsito no centro do Porto. Estamos na Avenida da Boavista, cortada ao meio recentemente por um corredor vermelho onde irá circular o metrobus. O impasse do arranque da operação continua a vigorar no corredor que é utilizado todos os dias por modos suaves: bicicletas, trotinetas e até patins. “Fizeram-nos uma ciclovia sem querer”, disse-nos um dos portuenses que diariamente faz uso da via para se deslocar para o trabalho. A ele juntam-se cerca de duas dezenas de bicicletas que, em apenas uma hora, passaram por ali.

Gestão de Moreira em destaque no manifesto de apoio a Filipe Araújo para candidatura ao Porto

Mais de 140 personalidades ligadas à cidade do Porto subscreveram um manifesto de apoio a uma candidatura de Filipe Araújo à Câmara Municipal nas próximas autárquicas.

Fuga de gás leva a corte de avenida no Porto

Uma fuga de gás num edifício devoluto obrigou ao corte da Rua Nuno Grande, no Porto, na tarde desta sexta-feira, apurou o Porto Canal junto do Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto.