Cinema Batalha: na inauguração há mais além da 7ª arte

Cinema Batalha: na inauguração há mais além da 7ª arte
| Porto
Porto Canal

É um centro de cinema, mas apresenta um programa especial para a abertura. Ao longo do fim de semana vai haver além de cinema, conversas, exposições, visitas guiadas e DJ sets. Iniciativas que são gratuitas e se prolongam até às duas da manhã.

No dia 9 de dezembro, sexta-feira, inaugura o Batalha Centro de Cinema, dia em que é possível percorrer todo o edifício, conhecer os novos espaços, como a Biblioteca e Filmoteca, a Sala-Filme, a Livraria e a Cafetaria e Bar. A inauguração arranca às 17h30.

Doze anos depois do encerramento está quase tudo pronto para o emblemático cinema Batalha voltar a abrir portas ao público. As obras de reabilitação, que custaram mais de 5 milhões de euros, e o restauro do edifício desvendaram os painéis de Júlio Pomar tapados pela PIDE em 1946 e que estão agora em liberdade.

Destaque para sábado, dia 10 de dezembro, o Batalha apresenta de novo a curta-metragem Viagem à Lua, de Georges Méliès (1902) – exibido aquando da abertura do Batalha em 1947.

Além da exposição A Confederação – Dentro Daquela Liberdade que Tínhamos (Foyers), ao longo do fim de semana – e até 22 de janeiro –, o público do Batalha poderá visitar livremente a instalação Premium Connect, da artista Tabita Rezaire (Sala-Filme).

A partir desta quinta-feira, 17 de novembro, será possível comprar os bilhetes para todas as sessões de dezembro e janeiro, na bilheteira do Batalha e online. A programação pode ser consultada em batalhacentrodecinema.pt.

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Vandalizado mural na Maia dedicado ao 25 de abril

O Mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril de 1974 na Maia foi vandalizado durante a noite com pichagens de louvor a Salazar, anunciou a autarquia, que garantiu que a obra será na mesma inaugurada esta quinta-feira.

Desfile da Liberdade no Porto reúne milhares de pessoas

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.