Museu do rio da Vila, debaixo do solo do Porto? Câmara mantém intenção de avançar com o projeto

Museu do rio da Vila, debaixo do solo do Porto? Câmara mantém intenção de avançar com o projeto
Museu da Cidade - Rio da Vila
| Porto
Porto Canal / Agências

A Câmara Municipal do Porto mantém a intenção de musealizar o curso do rio da Vila na Rua Mouzinho da Silveira no âmbito do projeto Museu da Cidade, disse esta terça-feira à Lusa o vice-presidente da autarquia, Filipe Araújo.

"É um projeto que obviamente nós continuamos e iremos, em breve, recuperar os trabalhos e lançar um novo concurso para aquilo que é o túnel do rio da Vila", disse o autarca quando questionado acerca de eventuais consequências decorrentes das inundações de sábado.

Filipe Araújo confirmou a informação noticiada em março de 2021 pelo Jornal de Notícias, que dava conta da paragem da obra de musealização do troço do curso subterrâneo de águas pluviais que atravessa o Porto e desagua no rio Douro.

"Houve problemas com o empreiteiro que entretanto foram resolvidos", assegurou esta terça-feira o responsável, que também tem os pelouros Ambiente e Transição Climática e da Inovação e Transição Digital no executivo municipal.

O vice-presidente da autarquia liderada por Rui Moreira salientou que "a zona do museu do rio da Vila é a tal zona que não teve problemas nenhuns" com as enxurradas de sábado, correspondendo à parte "que não entrou em carga e que escoou a água sem problemas".

Atualmente, no 'site' do Museu da Cidade, a estação daquele projeto relativa ao rio da Vila é descrita como estando "em construção".

"O Rio da Vila é um trajeto museológico sobre um curso de água, que corre, literalmente, debaixo do solo portuense, entre a Praça de Almeida Garrett, junto à Estação de São Bento, e o Largo de São Domingos, com cerca de 350 metros", pode ler-se na página.

Segundo o 'site', "o projeto a criar implica um espaço expositivo sobre a galeria, um percurso constituído por vários hasteais e abóbadas em pedra granítica que remontam desde a Época Romana, até à atualidade".

"Inscrita no eixo líquido e no eixo sonoro, a estação 7 [do Museu da Cidade] corresponde a um troço fechado por decreto do município em 1872, que será em breve reaberta e visitável", refere a página.

Paralelamente a este projeto, o Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE) da Linha Rosa do Metro do Porto, de fevereiro de 2020, propunha um Plano de Salvaguarda do Património Cultural e também medidas de Compensação do Património Cultural, permitindo "minimizar o inevitável impacte já previsto sobre o Rio da Vila" pela empreitada da Metro.

"Como medida compensatória é feita a indicação da possibilidade de exposição museológica do troço da galeria na Estação de São Bento, tendo o próprio projeto já identificado dois espaços expositivos destinado à musealização do rio da Vila", pode ler-se no RECAPE.

Segundo o relatório, "um dos novos espaços localiza-se na zona de interligação da estação existente de metro com a nova estação, servirá de receção, divulgação e acompanhamento de visitas guiadas ao aqueduto de granito existente sob a Rua Mouzinho da Silveira".

"O segundo espaço, localizado no novo Acesso 'Rua da Madeira', servirá de exposição dos principais achados arqueológicos e de desenhos temáticos sobre o rio da Vila", refere o documento.

+ notícias: Porto

Cortejo da Queima das Fitas condiciona arruamentos da Baixa do Porto esta terça-feira

Milhares de estudantes preparam-se para invadir as ruas do Porto nesta terça-feira para o tradicional cortejo da Queima das Fitas, marcado para começar às 14h01. Apesar de começar apenas à tarde, a festa estudantil promete animar a Baixa da cidade durante praticamente todo o dia, com vários arruamentos interditos logo pela manhã.

Novos condicionamentos de trânsito na Avenida da Boavista durante a noite até quinta-feira

Entre esta segunda-feira e a próxima quinta-feira, dia 9 de maio, serão realizados trabalhos de fresagem e pavimentação na Avenida da Boavista, no período das 22h00 às 06h00, no âmbito do metrobus. Os trabalhos vão focar-se na camada de desgaste do pavimento do lado norte, entre a rua de Azevedo Coutinho e o posto de gasolina da BP, incluindo os cruzamentos das ruas do Beato Inácio de Azevedo e de São João de Brito.

Câmara do Porto avança com reabilitação de imóveis na rua de Cedofeita

A reabilitação dos três edifícios adquiridos em fevereiro de 2022 pela Câmara do Porto na rua de Cedofeita deverá arrancar no segundo semestre deste ano, fruto de um investimento de 6,1 milhões de euros, avançou esta segunda-feira a autarquia.