“A alteração do perfil do Rio da Vila, subterrâneo, dificulta o escoamento das águas”, defende geógrafo

| Porto
Porto Canal

O geógrafo e comentador do Porto Canal, Rio Fernandes destaca que as obras que decorrem junto à estação de São Bento podem ser “a causa fundamental” das inundações, além de recuar no tempo e focar os problemas de impermeabilização na zona da Avenida dos Aliados.

A “tormenta”, como definiu o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, que se fez sentir na manhã de sábado causou inundações que deixaram um rasto de destruição na zona histórica do Porto. Contudo, o geógrafo Rio Fernandes alerta que “falta ainda apurar se a intensidade foi verdadeiramente fora do comum, ou se se tratou de uma intensidade elevada e o que foi fora do comum, foi o que se passou na cidade. Seguramente que o que se passou na cidade foi fora do comum”.

O também comentador do Porto Canal analisa, dizendo que é necessário esperar pelas respostas dos peritos, que as obras junto da estação de São Bento podem estar na raiz dos problemas. “Eu associo, de facto, este galgamento a algumas das obras que acontecem, precisamente, junto à estação de São Bento, onde, de acordo com mapas a que tive acesso, a alteração do perfil do Rio da Vila, subterrâneo, dificulta o escoamento das águas. Portanto, parece-me que isso será a causa fundamental, mas há que esperar o trabalho dos peritos”, referiu o geólogo na Tarde Informativa do Porto Canal.

Rio Fernandes olha para o futuro e alerta que “ao longo dos próximos anos, das próximas décadas, existam cada vez mais fenómenos extremos. Que podem ser secas, podem ser chuvas, podem ser dias muito frios, ventos muito fortes. Situações extremas”.

A questão da impermeabilização das cidades é ainda um dos pontos fulcrais para lidar com estas alterações que se devem tornar mais recorrentes no futuro. Rio Fernandes recua no tempo e destaca que “quando na Avenida dos Aliados se resolveu eliminar todos aqueles espaços ajardinados que existiam, naturalmente que isso, para a bacia hidrográfica do Rio da Vila, significou aumentar o risco de inundações como estas”.

+ notícias: Porto

Trabalhador da Câmara de Gondomar está desaparecido desde quinta-feira

Um homem de 40 anos, André Pinto, encontra-se desaparecido desde esta quinta-feira no Porto.

Edifício onde mataram Gisberta volta a ganhar forma na segunda metade do ano

O edifício onde mataram Gisberta Salce Júnior, em 2006, desapareceu. A estrutura de betão foi demolida e o empreendimento passa agora para uma nova fase. As obras de estrutura devem arrancar no 2º semestre do ano, depois de ter sido emitida a licença para as alterações do projeto, explica o CEO da empresa que detém a obra ao Porto Canal.

Prémio do Milhão (de euros) a caminho do Porto

O prémio do M1lhão, sorteado esta sexta-feira, saiu a uma aposta registada no distrito do Porto, informou o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.