Comissão técnica irá avaliar causas das inundações no Porto. Metro “disponível” para participar

Comissão técnica irá avaliar causas das inundações no Porto. Metro “disponível” para participar
| Porto
Porto Canal

A manhã deste sábado ficou marcada por inundações que deixaram um rasto de destruição na zona histórica do Porto. O Porto Canal sabe que uma comissão técnica, sediada na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), irá avaliar as causas das inundações e “revisitar” o projeto do Metro. O presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, garante que a empresa está “disponível” para apoiar os trabalhos da comissão.

Contactado pelo Porto Canal, Tiago Braga explicou que o problema da manhã deste sábado esteve associado ao “arrastamento de material da obra na Praça da Liberdade” e que “tem de ser feito um trabalho de avaliação” no sentido e apurar “a resistência da infraestrutura projetada”, estando a Metro do Porto “disponível” para participar nos trabalhos de avaliação.

O presidente da Metro afirmou ainda que se encontra em construção, “conforme o projeto”, uma “estrutura hidráulica pesada”, calculada tendo em conta “leitos de cheia de 150 anos.” Em causa está um novo coletor e o desvio do rio de Vila - um túnel com cerca de 6 metros de diâmetro entre a Praça da Liberdade e o Largo de S. Domingos, que deverá entrar em funcionamento após a conclusão das obras da linha rosa.

Em conferência de imprensa na tarde deste sábado, o vice-presidente da Câmara do Porto garantiu que “o rio de Vila não esteve em carga” e que “a água escorreu à superfície.” Tal como avançou o Porto Canal, Filipe Araújo confirma que a câmara está já a avaliar as origens das inundações e assegura que “está garantida a segurança de todos.”

+ notícias: Porto

Detido no Porto jovem suspeito de incentivar massacres em escolas brasileiras

Um jovem português foi detido esta quinta-feira pela Unidade de Contraterrorismo da Polícia Judiciária. O estudantes de 17 anos é suspeito de ter incentivado dezenas de massacres em escolas no Brasil, avança a CNN Portugal.

Presidente da bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto apresenta demissão

O Público avança, esta quinta-feira, a demissão do líder de bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto. Miguel Côrte-Real terá apresentado a sua demissão na noite de quarta-feira numa reunião da bancada do partido que o próprio convocou.

Obras do novo centro de saúde de Rio Tinto arrancam no verão

A construção do novo centro de saúde de Rio Tinto, situado na Rua das Arroteias, em Gondomar, vai arrancar em junho, dois anos depois da obra ter sido anunciada pela Câmara Municipal. O novo centro de saúde vai beneficiar 25 mil utentes.