Mau Tempo: Porto sem "danos relevantes" ou "situações de emergência" até às 12h00

Mau Tempo: Porto sem "danos relevantes" ou "situações de emergência" até às 12h00
| Porto
Porto Canal/Agências

A chuva intensa que está a cair este domingo no Porto não provocou “danos relevantes” durante a madrugada e manhã, estando a decorrer trabalhos de limpeza nas zonas mais afetadas pelo temporal de sábado.

Fonte da Câmara do Porto disse não existir ainda um balanço dos estragos na cidade, referindo que se mantêm os trabalhos de limpeza e reabilitação do piso na Rua Mouzinho da Silva e zona envolvente, para que seja possível reabrir esta artéria à circulação do trânsito.

A chuva forte inundou no sábado várias ruas, habitações e lojas do Porto, e obrigou a encerrar várias vias ao trânsito e a suspender a circulação na linha amarela do Metro da cidade, tendo mesmo sido necessário encerrar a estação de metro de São Bento, devido às inundações.

Contactado pela Lusa, o porta-voz da empresa Metro do Porto, disse que hoje “toda a rede está a funcionar” normalmente, não tendo “mais nada a declarar”.

Também o oficial de dia do Comando Metropolitano da PSP do Porto disse não existir até às 12h00, “nenhuma situação de emergência”, devido ao mau tempo.

Reagindo ao que aconteceu na cidade durante o dia de sábado, no Porto, a concelhia do Bloco de Esquerda diz aguardar “a necessária avaliação do que levou a que as águas não tenham drenado através do Rio de Vila e na rede de escoamento de águas pluviais, tendo escorrido à superfície”.

“Entendemos ainda que deve ser garantida a estabilidade e a segurança das escarpas ribeirinhas e que a avaliação deve ser feita em toda a sua extensão”, refere o BE.

Considera ainda que “a antecipação de situações desta intensidade é essencial”, tendo em conta que “cenários como o deste fim de semana poderão ser mais frequentes pelo acentuar de fenómenos extremos, consequência das alterações climáticas”.

Aguardando o resultado da análise em curso, o Bloco “pugnará para que sejam tomadas as medidas necessárias para que tal situação não se repita”.

As zonas norte e centro de Portugal Continental estão hoje sob aviso laranja devido a períodos de chuva forte e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

+ notícias: Porto

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

“Capitalismo selvagem toma conta de tudo”. Abafada por grandes superfícies comerciais, mercearia histórica do Porto vai fechar

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançado na manhã desta sexta-feira em exclusivo pelo Porto Canal. O proprietário do negócio é também o proprietário do prédio inteiro, na Rua Formosa. A decisão foi sua, mas a dificuldade nas contas pesou na decisão final. Alberto Rodrigues, para quem “o capitalismo selvagem toma conta de tudo”, lamenta que as grandes superfícies agora possam “abrir onde quiserem e abafar este, abafar aquele”.

PSP registou 244 atropelamentos em 4034 acidentes no Porto em 2023

A Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto registou 244 atropelamentos no concelho em 2023, num total de 4.034 acidentes aos quais foi chamada a intervir, de acordo com dados adiantados à agência Lusa.