Câmara “a avaliar” responsabilidades da Metro do Porto nas inundações no centro da cidade
Porto Canal
Uma hora de chuva intensa bastou para deixar várias zonas do centro da cidade do Porto alagadas. Fonte da autarquia avança que a câmara está já “a avaliar” a relação entre as obras do Metro do Porto e as ocorrências da manhã deste sábado.
Vários pontos da cidade do Porto foram afetados por inundações na manhã deste sábado. A zona história, entre S. Bento e o Largo de S. Domingos, foi a mais afetada, com um “rio” a formar-se entre a cota alta e a cota baixa da cidade e a correr ao longo da rua Mouzinho da Silveira.
Fonte da Câmara do Porto avançou ao Porto Canal que a autarquia está já “a avaliar” a relação destas ocorrências “inéditas” na zona história com as obras da Metro do Porto para a construção da linha rosa e de um novo coletor, por onde passará a correr o rio da Vila.
A planta da Metro do Porto referente à construção de um novo coletor para o desvio do rio da Vila
O perímetro encontra-se desde outubro de 2021 sob intervenção da Metro do Porto, que, no contexto das obras de construção da linha rosa, está a proceder ao desvio do rio da Vila. Encanado sob a rua Mouzinho da Silveira, o afluente do Douro passará a correr num novo coletor de betão armado. Fonte da empresa afirmou que a “a Metro está disponível para avaliar” as causas das inundações e sublinhou que o mau tempo teve impacto em estações existentes e em diferentes frentes de obra, designadamente no jardim do Carregal.
No local, as operações de limpeza estão a cargo da empresa responsável pela empreitada, ACA Ferrovial, em coordenação com a Metro do Porto e com os meios da Proteção Civil Municipal.