Câmara “a avaliar” responsabilidades da Metro do Porto nas inundações no centro da cidade

Câmara “a avaliar” responsabilidades da Metro do Porto nas inundações no centro da cidade
| Porto
Porto Canal

Uma hora de chuva intensa bastou para deixar várias zonas do centro da cidade do Porto alagadas. Fonte da autarquia avança que a câmara está já “a avaliar” a relação entre as obras do Metro do Porto e as ocorrências da manhã deste sábado.

Vários pontos da cidade do Porto foram afetados por inundações na manhã deste sábado. A zona história, entre S. Bento e o Largo de S. Domingos, foi a mais afetada, com um “rio” a formar-se entre a cota alta e a cota baixa da cidade e a correr ao longo da rua Mouzinho da Silveira.

Fonte da Câmara do Porto avançou ao Porto Canal que a autarquia está já “a avaliar” a relação destas ocorrências “inéditas” na zona história com as obras da Metro do Porto para a construção da linha rosa e de um novo coletor, por onde passará a correr o rio da Vila.

Porto Canal

A planta da Metro do Porto referente à construção de um novo coletor para o desvio do rio da Vila

O perímetro encontra-se desde outubro de 2021 sob intervenção da Metro do Porto, que, no contexto das obras de construção da linha rosa, está a proceder ao desvio do rio da Vila. Encanado sob a rua Mouzinho da Silveira, o afluente do Douro passará a correr num novo coletor de betão armado. Fonte da empresa afirmou que a “a Metro está disponível para avaliar” as causas das inundações e sublinhou que o mau tempo teve impacto em estações existentes e em diferentes frentes de obra, designadamente no jardim do Carregal.

No local, as operações de limpeza estão a cargo da empresa responsável pela empreitada, ACA Ferrovial, em coordenação com a Metro do Porto e com os meios da Proteção Civil Municipal.

+ notícias: Porto

Porto pressiona Governo por reforço da PSP e quer descentralizar formação

A Assembleia Municipal do Porto aprovou por unanimidade uma proposta do PSD que insta o Governo a “tomar medidas de caráter urgente” e assegurar mais efetivos e recursos para a PSP, bem como a descentralizar a formação policial.

Porto eleito o “Melhor Destino Metropolitano à Beira-Mar” do mundo

A Invicta foi considerada, esta segunda-feira, o “Melhor destino metropolitana à beira-mar” do mundo. O prémio foi entregue no Funchal pelos World Travel Awards.

Aguiar-Branco exclui candidatura à Câmara do Porto e recusa falar das Presidenciais

Depois de ter sido lançado como candidato por Rui Moreira, José Pedro Aguiar Branco diz que não é tempo de falar de Presidenciais.