Ministra da Agricultura é a próxima a cair?

Ministra da Agricultura é a próxima a cair?
| Política
Porto Canal

Em pouco mais de 24 horas, instalou-se o caos no Governo. Os olhos ficam agora postos na pasta da Agricultura, depois de ter sido tornado público que Maria do Céu Antunes sabia das polémicas em torno de antiga secretária de Estado da Agricultura. 

O marido da, agora, ex-secretária de Estado da Agricultura, que se demitiu esta quinta-feira à noite depois de 25h no cargo, foi acusado pelo Ministério Público e a polémica estendeu-se a Carla Alves, que tem também contas arrestadas por, alegadamente, ter declarado menos rendimentos do que o dinheiro que efetivamente entrou nas contas bancárias.

As primeiras 24h foram, por isso, atribuladas para a antiga secretária de Estado da Agricultura, que se viria forçada a demitir do cargo.

O telefone estragado dentro do Ministério da Agricultura 

O jornal Público noticiou, esta sexta-feira, que a secretária de Estado da Agricultura demissionária, Carla Alves, informou a ministra da tutela, Maria do Céu Antunes, antes de tomar posse como governante na passada quarta-feira, acerca das contas arrestadas que partilha com o marido. 

Informação que o Ministério negou há instantes, em comunicado enviado à Comunicação Social. A ministra responsável pela tutela, Maria do Céu Antunes, "não tinha conhecimento de qualquer envolvimento de Carla Alves em processos judiciais."

Ao mesmo tempo, o Jornal Notícias avançou que a par de Maria do Céu Antunes, existem outros membros do Ministério que sabiam do caso de Carla Alves, acrescentando que terão havido membros da pasta da Agricultura que só souberam da nomeação da demissionária secretária de Estado através da Comunicação Social.

IL e Chega pedem audição à Ministra da Agricultura

O alvo, agora, é Maria do Céu Antunes, que se viu envolvida na polémica.

A Iniciativa Liberal quer ouvir, com urgência, a Ministra da Agricultura e, para isso, pediu, esta sexta-feira, uma audição para a ouvir na Assembleia da República sobre o caso de Carla Alves, a secretária de Estado demissionária que esteve no cargo pouco mais de 24 horas.

“As explicações de que nós precisamos, e por isso vamos pedir com urgência que a senhora ministra da Agricultura venha ao parlamento prestá-las, é qual era o grau de conhecimento da senhora ministra da Agricultura”, defendeu Rui Rocha, deputado da Iniciativa Liberal em declarações aos jornalistas no parlamento.

"Queremos saber qual foi a avaliação política" da escolha de Maria do Céu Antunes, disse o deputado da IL.

O Chega entregou também, esta sexta-feira, um requerimento para ouvir "com urgência" a ministra da Agricultura no Parlamento.

"A ministra tem uma responsabilidade grande, porque se sabia destes factos [das contas arrestadas], deveria ter sido um alerta de bom senso para que a nomeação não se concretização. A ministra tem algumas explicações a dar", afirmou André Ventura.

"Queremos ouvir a ministra antes de fazer o juízo final sobre uma eventual manutenção de condições para continuar em funções", sublinha.

Ex-ministro do PS diz que “seria melhor se a ministra da Agricultura saísse”

Em entrevista ao Observador, Paulo Pedroso, ex-ministro do PS, diz que é preciso tirar "ilações políticas" de "quem não percebeu" a gravidade do caso, considerando que a Ministra deveria sair do Governo.

 

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

Passado colonial português. Chega vai apresentar na AR voto de condenação a Marcelo

O Chega vai apresentar na próxima semana, na Assembleia da República, um voto formal de condenação ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e às declarações que proferiu sobre a reparação devida pelo passado colonial português, anunciou o partido.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.