Novas carruagens da Metro do Porto chegaram a Guifões

Novas carruagens da Metro do Porto chegaram a Guifões
| Porto
Porto Canal

Após um longo percurso, o primeiro de 18 veículos CT do Metro do Porto acabou de chegar ao Parque de Material e Oficinas (PMO), em Guifões, esta sexta-feira.

Carruagens foram compradas à empresa chinesa China Railway Rolling Stock Corp. Cada composição tem capacidade para 334 passageiros e atinge 80km/h. As carruagens vão ser testadas no norte da China e só depois vão ser enviadas para a cidade do Porto.                                                                

Segundo um comunicado do Metro do Porto, o “veículo será agora sujeito a um conjunto de operações preparatórias e uma longa e exaustiva bateria de testes antes de entrar em circulação na rede”.

“As restantes 17 composições chegarão faseadamente ao longo do ano de 2023, oferecendo assim um reforço importante à frota do Metro, que passará das atuais 102 para 120 composições”, adiantou a empresa.

A aquisição destes 18 novos veículos de metropolitano ligeiro, contratados ao fabricante chinês CRRC Tangshan, representam um investimento de 49,6 milhões de euros.

+ notícias: Porto

Ataques no Porto revelam problema nas "políticas de integração" de imigrantes

A investigadora em migrações Thais França considera que o ataque a um grupo de imigrantes no Porto mostra que Portugal “tem um problema” nas suas “políticas de integração” que, até agora, “estavam escondidas” na sociedade.

Comerciante do Mercado do Bolhão apresenta queixa por difamação contra Rui Moreira

A presidente da associação Bolha de Água e comerciante de uma das lojas do Mercado do Bolhão apresentou uma queixa-crime por difamação contra o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, devido a declarações feitas numa reunião do executivo.

Receitas de transporte da STCP sobem mais de seis milhões de euros em 2023

As receitas de transporte da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) subiram 6,5 milhões de euros em 2023 para 51,7 milhões de euros "graças ao aumento de procura", divulgou esta terça-feira a empresa, após aprovação de contas.