Alterações ao regulamento da movida do Porto aprovadas esta manhã

Alterações ao regulamento da movida do Porto aprovadas esta manhã
| Porto
Porto Canal

Passados quatro anos foram discutidas e aprovadas as novas alterações ao regulamento da movida da cidade na reunião da Câmara Municipal do Porto que se realizou na manhã desta segunda-feira.

Além da proibição de bebidas entre as 21h e as 7h da manhã, a Câmara tinha explicado que era importante alargar a área abrangida por este regulamento, uma vez que é “necessário restringir os horários de funcionamento de alguns tipos de estabelecimentos situados nas zonas limítrofes da zona da movida”.

Em reunião de Câmara, a iniciativa recebeu os votos contra da CDU e as abstenções do PS, PSD e BE.

Desta forma, o documento criou ainda três grandes zonas: o Núcleo da Movida, Zona Protegida e Zona de Contenção.

Assim sendo, pretende-se atender ao maior número de queixas relacionadas com ruído e o consumo de álcool na via pública.

O regulamento vai ser submetido à Assembleia Municipal.

Em declarações ao Porto Canal, Miguel Camões, Presidente da Associação de Bares e Discotecas da Movida do Porto, salientou que este novo regulamento “não agrada 100% a nenhuma das partes”, mas concorda que existem “princípios que fazem todo o sentido, nomeadamente a proibição de bebidas na via pública” devido ao grande fenómeno do “batalhão”, o “consumo de álcool desregulado na rua”.

Miguel Camões destacou ainda as três grandes zonas de contenção, visto que as ruas são diferentes e as regras têm de ser adaptadas ao local.

+ notícias: Porto

Matosinhos espera lançamento do concurso da linha de São Mamede em novembro de 2025

A Câmara de Matosinhos informou esta sexta-feira que o consórcio responsável pelo estudo da nova linha de São Mamede e a Metro do Porto asseguraram que o concurso para a conceção e construção pode ser lançado em novembro de 2025.

Pedonalizada Rua de S. João no Porto terá barreiras para evitar estacionamento abusivo

A Rua de São João, no Porto, recentemente intervencionada com vista à sua pedonalização, verá instalada "nos próximos meses" barreiras para evitar o estacionamento automóvel, disse à Lusa o vereador do Urbanismo da Câmara do Porto.

Autocarros antigos da STCP ganham nova vida em África

Com o processo de renovação da frota de autocarros, a STCP previa demolir alguns dos veículos a diesel mais antigos. Mas pelo menos 21 destas viaturas tomam outro rumo e seguem a caminho da Guiné-Bissau, em África, onde os autocarros vão continuar a servir as populações locais. Esta sexta-feira, a STCP enviou a segunda remessa, com mais cinco autocarros a bordo de um barco, prevendo-se que daqui a 15 dias cheguem ao país africano. A última tranche, com dez autocarros, deverá ser enviada em janeiro de 2024.