Matosinhos espera lançamento do concurso da linha de São Mamede em novembro de 2025

Matosinhos espera lançamento do concurso da linha de São Mamede em novembro de 2025
Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal/Agências

A Câmara de Matosinhos informou esta sexta-feira que o consórcio responsável pelo estudo da nova linha de São Mamede e a Metro do Porto asseguraram que o concurso para a conceção e construção pode ser lançado em novembro de 2025.

"O consórcio agora contratado, formado pelas empresas GRID e Ayesa, e a Metro do Porto, apresentaram à presidente da Câmara Municipal de Matosinhos o cronograma dos trabalhos e adiantaram que em novembro de 2025 a Metro estará em condições de lançar o concurso de conceção e execução da obra", pode ler-se num comunicado da Câmara de Matosinhos enviado esta sexta-feira às redações.

De acordo com a Câmara de Matosinhos, "até novembro de 2025 estarão fechados os estudos prévios e os estudos de impacto ambiental, seguindo-se o concurso público internacional para a execução da obra", sendo a expectativa "que os trabalhos no terreno tenham início em 2027".

"As equipas da Metro do Porto e da Câmara Municipal de Matosinhos estão a trabalhar em conjunto com a definição dos troços que serão subterrâneos e à superfície, sendo já certo que para a estação da Senhora da Hora está pensado um grande espaço intermodal", acrescenta a mesma nota do município liderado por Luísa Salgueiro (PS).

A futura linha de metro que ligará São Mamede de Infesta à Senhora da Hora terá uma extensão total de 6,55 quilómetros e oito estações no percurso: IPO, ISCAP, São Mamede de Infesta, Pedra Verde, Elaine Sanceau, Xanana Gusmão, São Gens, Senhora da Hora e Estádio do Mar.

Em março, a Metro do Porto adjudicou, por 5,5 milhões de euros, ao consórcio Grid e Ayesa, a realização dos projetos e dos estudos das novas linhas de Gondomar, Trofa, Maia e São Mamede.

Em causa estão 2,8 milhões de euros para os troços ISMAI-Muro-Trofa (ISMAI/Paradela) e Maia II (Roberto Frias/Aeroporto) em modo metrobus, ou 3,2 milhões para o estudo da mesma ligação em modo metro e, para as linhas Gondomar II (Dragão/Souto) e de São Mamede (IPO/Estádio do Mar), em metro, 2,3 milhões de euros.

A nova fase de expansão da Metro do Porto, anunciada em outubro de 2023, representa um investimento de cerca de 1.000 milhões de euros.

Para já, apenas há financiamento assegurado para a construção das linhas da Trofa e de Gondomar, aguardando-se verbas para a segunda linha da Maia e de São Mamede de Infesta.

Segundo documentos oficiais a que a Lusa teve acesso, a diferença entre construir a linha Maia II em metro ligeiro convencional ou em metrobus é de 135 milhões de euros, já que em metro há uma estimativa de 480 milhões de euros, e 345 em metrobus.

Segundo as mesmas estimativas, a linha de São Mamede terá um custo estimado de 258 milhões de euros, a da Trofa 160 milhões de euros e a de Gondomar 158 milhões de euros.

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