Criação da especialidade de Medicina de Urgência chumbada pela Ordem dos Médicos

Criação da especialidade de Medicina de Urgência chumbada pela Ordem dos Médicos
| País
Porto Canal

A especialidade de Medicina de Urgência foi chumbada esta segunda-feira pela Assembleia de Representantes da Ordem dos Médicos com 51 votos contra e 21 votos a favor.

A Assembleia de Representantes da Ordem dos Médicos é composta por membros eleitos e por presidentes dos conselhos sub-regionais e dos conselhos médicos das regiões autónomas.

Uma proposta que está em discussão há vários anos aconteceu depois de 56 antigos e atuais diretores de serviços de urgência terem dito na semana passada num manifesto que é indispensável a criação da especialidade tendo em conta as “enormes insuficiências” da rede hospitalar.

Já o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, defendeu, em julho, a criação desta especialidade, mas frisou que mesmo assim não se resolvem os problemas que estão a decorrer em alguns serviços de urgência.

O diretor executivo do SNS, Fernando Araújo, disse através de uma reação por escrito à Lusa que a criação desta especialidade de Medicina de Urgência constitui “um eixo fundamental na estratégia delineada” para esta área.

Nas últimas semanas, vários serviços de urgência por todo o país têm registado alguns constrangimentos e tempos de espera elevados. Face a esta situação, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que na próxima terça e quarta-feira irá deslocar-se a vários hospitais para se certificar dos devidos problemas.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.