Notícia Porto Canal. TAP desembolsa mais de 215 mil euros em voos externos para suprimir falhas nas escalas

Foto: Reuters
| País
Porto Canal

A TAP confirmou, esta quinta-feira, que vai alugar um avião externo durante dois dias para colmatar falhas nas escalas. A companhia aérea, que enfrenta fragilidades financeiras, vai pagar mais de 215 mil euros pelo serviço, mas garante que a operação é vantajosa. O Porto Canal sabe que deve ser contratato mais um avião, o que a confirmar-se irá aumentar os custos para mais de meio milhão de euros.

A greve dos tripulantes de cabina da TAP marcada para os dias 8 e 9 de Dezembro levou ao cancelamento por parte da empresa de 360 voos programados para esses dois dias, mas as dificuldades da empresa não ficam por aqui. 

A TAP confirma que vai alugar pelo menos um avião externo para realizar voos dia 10 e 11 de dezembro com o objetivo de colmatar falhas nas escalas. Até 31 de dezembro, serão cancelados 7 voos por dia, por mudança do sistema de navegação, de acordo com a companhia.

Contudo, segundo os trabalhadores, a razão prende-se com o facto de a TAP não ter assegurado as escalas de dezembro por causa das licenças de parentalidade.

Neste sentido, a Transportadora Aérea Portuguesa irá recorrer a voos externos, desembolsando mais de 215 mil euros. Ora, vamos a contas: O avião vai fazer a rota para a TAP durante dois dias de Lisboa para Cancún, no México, e os devidos regressos... Um total de 36 horas a multiplicar por, no mínimo, 6000€ hora.

Ainda assim, fonte oficial da companhia garante ao Porto Canal que esta operação é financeiramente vantajosa para a TAP, mas não se compromete com valores, justificando que o aluguer é para recuperar mais rapidamente deste período turbulento sem causar impactos aos clientes.

Para já a empresa confirma somente um avião externo, mas tudo indica que sejam dois. Recorde-se que o porto canal avançou, em exclusivo, a 24 de novembro, que a companhia aérea se preparava para alugar dois aviões externos para realizar voos entre os dias 10 a 17 de dezembro, com uma fatura superior a meio milhão de euros. 

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".