Notícia Porto Canal. TAP recorre a voos externos para colmatar falhas nas escalas

Notícia Porto Canal. TAP recorre a voos externos para colmatar falhas nas escalas
| País
Porto Canal

A TAP vai cancelar 360 voos nos dias 8 e 9 de dezembro, datas da greve de tripulantes de cabine, afetando cerca de 50.000 passageiros e uma perda de oito milhões de euros em receitas.

Também no início do mês de novembro, a TAP anunciou uma alteração do plano de inverno. Essa alteração implica o cancelamento, em média, de sete voos por dia entre o dia 15 de novembro e até 31 de dezembro.

Esta medida, explicou a companhia, foi provocada pela conjugação de vários constrangimentos, sendo eles a mudança para o sistema de navegação Top Sky em Lisboa, a migração do sistema de controlo aéreo em Marselha, o absentismo previsto para o período de Natal e fim do ano.

No entanto, tal como o Porto Canal avançou em primeira mão na Noite Informativa desta quinta-feira, para colmatar esta falha nas escalas, a companhia de bandeira está a preparar-se para contratar dois aviões externos, um A320 e um A330, no período de 10 a 17 de dezembro.

Fazendo contas, se os dois aviões voarem 10 horas por dia em sete dias, a TAP vai gastar mais de meio milhão de euros. Este valor somar-se-á às perdas já anunciadas de oito milhões pelo cancelamento de centenas de ligações aéreas. Este serviço externo incluiu avião, seguro, manutenção e tripulação que, poderá chegar a um valor, nesta época, de quatro mil euros por hora.

O Porto Canal tentou obter esclarecimentos junto da companhia, mas, até ao momento, não obteve qualquer resposta.

A companhia aérea de bandeira recomendou aos passageiros com viagens para 8 e 9 de dezembro para remarcar os voos, devido ao pré-aviso de greve apresentado pelos tripulantes de cabine da companhia.

 

+ notícias: País

Sabe porque é que é feriado no dia 1 de dezembro?

O feriado de 1 de dezembro foi suspenso em 2012 e na época criou uma forte indignação. O objetivo da suspensão, aprovada sob o governo de Passos Coelho em 2012, foi "acompanhar, por esta via, os esforços de Portugal e dos portugueses para superar a crise económica e financeira que o país atravessa". Mas ele voltou. Em 2016, o primeiro de dezembro volta a ser feriado em Portugal, dando as boas-vindas ao último mês do ano com uma folga para a maioria dos portugueses.

Teresa Bonvalot 'surfou' para os quartos de final do Haleiwa Challenger no Havai

A surfista portuguesa Teresa Bonvalot garantiu esta quinta-feira um lugar nos quartos de final da última prova das 'Challenger Series' da Liga Mundial de Surf (WSL), que decorre em Haleiwa, no Havai, enquanto Mafalda Lopes foi eliminada.

Supremo Tribunal de Justiça aceita recurso da defesa das famílias das vítimas na praia do Meco

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) aceitou o recurso de revista excecional da defesa das famílias das vítimas que morreram na praia do Meco, em 2013, após a Relação de Évora ter considerado em julho o recurso improcedente.