Notícia Porto Canal. TAP recorre a voos externos para colmatar falhas nas escalas

Notícia Porto Canal. TAP recorre a voos externos para colmatar falhas nas escalas
| País
Porto Canal

A TAP vai cancelar 360 voos nos dias 8 e 9 de dezembro, datas da greve de tripulantes de cabine, afetando cerca de 50.000 passageiros e uma perda de oito milhões de euros em receitas.

Também no início do mês de novembro, a TAP anunciou uma alteração do plano de inverno. Essa alteração implica o cancelamento, em média, de sete voos por dia entre o dia 15 de novembro e até 31 de dezembro.

Esta medida, explicou a companhia, foi provocada pela conjugação de vários constrangimentos, sendo eles a mudança para o sistema de navegação Top Sky em Lisboa, a migração do sistema de controlo aéreo em Marselha, o absentismo previsto para o período de Natal e fim do ano.

No entanto, tal como o Porto Canal avançou em primeira mão na Noite Informativa desta quinta-feira, para colmatar esta falha nas escalas, a companhia de bandeira está a preparar-se para contratar dois aviões externos, um A320 e um A330, no período de 10 a 17 de dezembro.

Fazendo contas, se os dois aviões voarem 10 horas por dia em sete dias, a TAP vai gastar mais de meio milhão de euros. Este valor somar-se-á às perdas já anunciadas de oito milhões pelo cancelamento de centenas de ligações aéreas. Este serviço externo incluiu avião, seguro, manutenção e tripulação que, poderá chegar a um valor, nesta época, de quatro mil euros por hora.

O Porto Canal tentou obter esclarecimentos junto da companhia, mas, até ao momento, não obteve qualquer resposta.

A companhia aérea de bandeira recomendou aos passageiros com viagens para 8 e 9 de dezembro para remarcar os voos, devido ao pré-aviso de greve apresentado pelos tripulantes de cabine da companhia.

 

+ notícias: País

Sindicato diz que há 160 professores impedidos de trabalhar no próximo ano

A Federação Nacional da Educação (FNE) diz que há 160 professores que tinham de vincular este ano e concorreram para todo o país, mas não ficaram colocados e estão impedidos de dar aulas no próximo ano letivo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.