Turbulência à vista. TAP vai cancelar 200 voos em maio por falta de pilotos

Turbulência à vista. TAP vai cancelar 200 voos em maio por falta de pilotos
| País
Porto Canal

A TAP vai cancelar 200 voos em maio por falta de pilotos e de tripulantes de cabine. A previsão é do presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), Tiago Faria Lopes, que adianta, em declarações à “TVI”, que o número poderá aumentar nos meses de verão, quando a operação é reforçada com mais voos. 

O dirigente prevê um verão “caótico, semelhante ao de 2015”, quando a transportadora cancelou largas centenas de voos, agudizando a turbulência que se vive na TAP. 

O Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (SITEMA) também já tinha alertado para a falta de 200 profissionais faltam 200 profissionais nesta área. Só no último ano, cerca de 70 abandonaram a companhia aérea de bandeira nacional, devido às condições laborais da empresa.

A companhia aérea tem atravessado profundas dificuldades em recrutar novos funcionários, sobretudo pilotos e técnicos de manutenção. 

O presidente do SPAC acrescenta ainda que, no mês de abril, a TAP tem 137 voos sem as equipas completas de pilotos, isto é em que falta o comandante, o copiloto ou ambos.

O Sindicato dos Pilotos de Aviação disse ao Porto Canal que espera o fim das interferências do governo na TAP para que o novo presidente do conselho de administração tenha margem para trabalhar a empresa.

 

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.