Metro do Porto: Construção de uma nova ponte era “evitável”

| Norte
Porto Canal

O alerta é deixado pelo fundador do Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente. Paulo Pinho diz que era “possível evitar” a construção de uma nova ponte sobre o Douro, no âmbito da construção da Linha Robi. A solução seria reorganizar o trânsito na Ponte da Arrábida com a construção da circular externa. A Metro do Porto diz que a nova estrutura “é uma certeza”.

Os vários projetos de construção e de expansão da rede de metro do Porto foram pensados e avaliados em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Em 2008, altura em que a nova linha para Vila Nova de Gaia já estava prevista no plano de expansão, a FEP alertou que era possível evitar a construção de uma nova ponte.

Paulo Pinho, fundador do Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente explica que à altura seria possível, através de uma reorganização do trânsito no centro da cidade, evitar uma nova travessia. “Em 2007, 2008 estava-se a dar início, curiosamente, à construção da circular externa do Porto e nessa altura o nosso trabalho chamou a atenção que era possível evitar a construção de uma nova ponte. Era preciso criar um sistema de gestão da mobilidade automóvel na zona central da área metropolitana do Porto, de tal forma que permitisse um rebatimento do tráfego de atravessamento para essa nova infraestrutura rodoviária. Se isso tivesse acontecido, seria possível evitar a construção de uma nova ponte. Foi uma oportunidade perdida”, alerta o especialista. Ainda assim, uma vez que a alteração da mobilidade no centro do Porto não foi executada, Paulo Pinho explica que já não será possível deixar de parte a construção da nova travessia.

Do lado da Metro do Porto, Tiago Braga, presidente da empresa de transportes diz que a ponte é uma certeza e que apenas está em negociação o modelo de construção da nova estrutura.

A inauguração da primeira linha do metro na cidade do Porto aconteceu há 20 anos, altura em que foi inaugurada a linha azul entre a estação da Trindade e o Senhor de Matosinhos.

+ notícias: Norte

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.