Galiza e Portugal, nações irmãs. Causa galega marcha pelas ruas do Porto e Gaia

Galiza e Portugal, nações irmãs. Causa galega marcha pelas ruas do Porto e Gaia
| Norte
Porto Canal

A iniciativa promovida por um grupo de cidadãos da Galiza passará, este sábado, pelas ruas do Porto e Gaia, naquela que é, segundo a organização, a intenção de "tornar visível a questão galega".

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Projeto Estreleira (@estreleiragal)

 

De acordo com a organização, Galiza e Portugal são nações irmãs por história, língua, cultura, geografia, paisagem e por tantos séculos de relação entre as populações de ambas as beiras do Minho. Salientando que as relações e os intercâmbios aumentaram nos últimos anos, existe, porém, um “défice nas relações políticas”.

Com o subtítulo 'Galiza-Portugal nascem irmãs', o Projeto Estreleira chega ao Porto sob o mote 'Traga um amigo também', numa referência a José Afonso, um dos grandes amigos da Galiza em Portugal. A ideia, segundo o coletivo manifesto, é 'tornar visível a questão galega' para além do Minho, com a convicção de que existe uma simpatia aberta pelas suas causas nas velhas terras do sul da “Gallaecia”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Projeto Estreleira (@estreleiragal)

Com os Jardins do Palácio de Cristal como ponto de encontro, o grupo iniciará um passeio urbano pelos locais emblemáticos da “grande capital do norte”, envergando uma camisola azul com a legenda 'República Galega', tornando assim ainda mais visível a sua presença.

Com pequenas intervenções musicais, o canto do hino galego e da Grândola Vila Morena, o grupo planeia exibir a bandeira galega e portuguesa na Ponte Luiz I, terminando com um jantar de confraternização num centro social próximo da Facultade de Belas Artes.

+ notícias: Norte

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Aldeia de Vila Pouca de Aguiar aquecida por biomassa em projeto fronteiriço

As obras para aquecimento de casas da aldeia de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, através de uma central de biomassa que reaproveita sobrantes da limpeza da floresta, vão arrancar e inserem-se num projeto-piloto transfronteiriço, foi anunciado.

Auroras boreais registadas em Portugal após grande tempestade solar atingir Terra

Uma grande tempestade solar começou a atingir a Terra na segunda-feira e pode causar interrupções nas redes de energia e satélite, alertaram as autoridades meteorológicas dos EUA, além de produzir auroras boreais, incluindo em Portugal.