Galiza e Portugal, nações irmãs. Causa galega marcha pelas ruas do Porto e Gaia

Galiza e Portugal, nações irmãs. Causa galega marcha pelas ruas do Porto e Gaia
| Norte
Porto Canal

A iniciativa promovida por um grupo de cidadãos da Galiza passará, este sábado, pelas ruas do Porto e Gaia, naquela que é, segundo a organização, a intenção de "tornar visível a questão galega".

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Projeto Estreleira (@estreleiragal)

 

De acordo com a organização, Galiza e Portugal são nações irmãs por história, língua, cultura, geografia, paisagem e por tantos séculos de relação entre as populações de ambas as beiras do Minho. Salientando que as relações e os intercâmbios aumentaram nos últimos anos, existe, porém, um “défice nas relações políticas”.

Com o subtítulo 'Galiza-Portugal nascem irmãs', o Projeto Estreleira chega ao Porto sob o mote 'Traga um amigo também', numa referência a José Afonso, um dos grandes amigos da Galiza em Portugal. A ideia, segundo o coletivo manifesto, é 'tornar visível a questão galega' para além do Minho, com a convicção de que existe uma simpatia aberta pelas suas causas nas velhas terras do sul da “Gallaecia”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Projeto Estreleira (@estreleiragal)

Com os Jardins do Palácio de Cristal como ponto de encontro, o grupo iniciará um passeio urbano pelos locais emblemáticos da “grande capital do norte”, envergando uma camisola azul com a legenda 'República Galega', tornando assim ainda mais visível a sua presença.

Com pequenas intervenções musicais, o canto do hino galego e da Grândola Vila Morena, o grupo planeia exibir a bandeira galega e portuguesa na Ponte Luiz I, terminando com um jantar de confraternização num centro social próximo da Facultade de Belas Artes.

+ notícias: Norte

Já é conhecida a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Já é conhecida a chave do sorteio desta sexta-feira.

Intervenção esta sexta-feira no Greta K permitiu apagar dois pequenos fogos

Os engenheiros e técnicos da Fragata Corte-Real apagaram esta sexta-feira dois pequenos fogos durante a intervenção feito no navio-tanque Greta K, que na terça-feira se incendiou ao largo do Porto, informou em comunicado a Marinha.

Junta de freguesia de Lamas de Orelhão desconfia que está para breve o início das obras do parque eólico no concelho de Mirandela

As últimas movimentações no terreno podem significar que poderá estar para breve o arranque da construção do parque eólico de Mirandela. “Há cerca de um mês, um mês e meio, começaram a existir os primeiros contactos no sentido de ser construída a linha elétrica que vai ligar o parque a Mirandela”, dessa forma presidente da junta de freguesia de Lamas de Orelhão pensa que a obra “será para arrancar em breve”.