Galiza e Portugal, nações irmãs. Causa galega marcha pelas ruas do Porto e Gaia

Galiza e Portugal, nações irmãs. Causa galega marcha pelas ruas do Porto e Gaia
| Norte
Porto Canal

A iniciativa promovida por um grupo de cidadãos da Galiza passará, este sábado, pelas ruas do Porto e Gaia, naquela que é, segundo a organização, a intenção de "tornar visível a questão galega".

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Projeto Estreleira (@estreleiragal)

 

De acordo com a organização, Galiza e Portugal são nações irmãs por história, língua, cultura, geografia, paisagem e por tantos séculos de relação entre as populações de ambas as beiras do Minho. Salientando que as relações e os intercâmbios aumentaram nos últimos anos, existe, porém, um “défice nas relações políticas”.

Com o subtítulo 'Galiza-Portugal nascem irmãs', o Projeto Estreleira chega ao Porto sob o mote 'Traga um amigo também', numa referência a José Afonso, um dos grandes amigos da Galiza em Portugal. A ideia, segundo o coletivo manifesto, é 'tornar visível a questão galega' para além do Minho, com a convicção de que existe uma simpatia aberta pelas suas causas nas velhas terras do sul da “Gallaecia”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Projeto Estreleira (@estreleiragal)

Com os Jardins do Palácio de Cristal como ponto de encontro, o grupo iniciará um passeio urbano pelos locais emblemáticos da “grande capital do norte”, envergando uma camisola azul com a legenda 'República Galega', tornando assim ainda mais visível a sua presença.

Com pequenas intervenções musicais, o canto do hino galego e da Grândola Vila Morena, o grupo planeia exibir a bandeira galega e portuguesa na Ponte Luiz I, terminando com um jantar de confraternização num centro social próximo da Facultade de Belas Artes.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.