Desaparecimento de Fernando Gomes tocou todos os cantos do mundo e do futebol português
Porto Canal
Este sábado foi Jorge Nuno Pinto da Costa o primeiro a enaltecer todo o ‘portismo’ de “Bibota”, num momento em que não conseguiu esconder a emoção. “Deixou-nos um dos maiores portistas que conheci em toda a minha vida. Desde menino que o conheci nas camadas jovens, ele tinha um amor ao FC Porto que ultrapassava o normal. E toda a vida teve grande êxitos. Esteve ligado aos maiores êxitos do FC Porto", recordou o Presidente do FC Porto.
Também Sérgio Conceição falou da ligação ao futebol com Fernando Gomes, que começou quando tinha 17 anos. O treinador dos azuis e brancos afirmou que para além da relação que tinha com “bibota” no FC Porto, ouviu muitos conselhos de uma pessoa que considera “um ídolo neste clube”.
“O Fernando tinha a particularidade de me enviar sempre uma mensagem antes de todos os jogos”, recordou o técnico.
Tanto nos relvados como nos pavilhões fez-se sentir um minuto de silêncio nas diferentes partidas do Futebol Clube do Porto, como é o caso das equipas de voleibol e de basquetebol, bem como de futebol (Sub15).
Do Qatar chegou a tristeza dos jogadores azuis e brancos, nomeadamente de Pepe, Otávio, Eustáquio e Diogo Costa, que partilharam uma homenagem nas redes sociais.
Também o selecionador de Portugal, Fernando Santos, antigo técnico dos dragões, deixou uma mensagem para a família portista. Através de um vídeo publicado no site da Federação Portuguesa de Futebol, o treinador da equipa das Quinas mostrou-se num “momento de tristeza” pela partida e em nome da equipa deixou “os votos de pesar à família”.
A Seleção e a Federação Portuguesa de Futebol emitiram comunicados e homenagens através das redes sociais. Também a UEFA partilhou a mensagem de luto ao antigo internacional português, que marcou 14 golos com a camisola das Quinas. A Liga Portugal, através de Pedro Proença, enalteceu a figura maior do futebol nacional, que foi um dos seus maiores embaixadores, tanto dentro como fora do campo.
Já o secretário de Estado do Desporto, João Paulo Correia, manifestou as condolências ao FC Porto e a toda a família do ex-avançado que marcou gerações.
Por fim, a Câmara Municipal do Porto lembrou uma das figuras mais importantes da cidade, que a elevou através do futebol e do Futebol Clube do Porto.
Do lado azul e branco também Vítor Baía, Deco e Futre foram alguns dos muitos jogadores que lembraram Fernando Gomes.
Fernando Gomes partiu este sábado, aos 66 anos, e estas foram apenas algumas das muitas reações à morte do ex-avançado do FC Porto. É lembrado no Museu do FC Porto com uma braçadeira de capitão na estátua do eterno número nove.