Desaparecimento de Fernando Gomes tocou todos os cantos do mundo e do futebol português

| Desporto
Porto Canal

Este sábado foi Jorge Nuno Pinto da Costa o primeiro a enaltecer todo o ‘portismo’ de “Bibota”, num momento em que não conseguiu esconder a emoção. “Deixou-nos um dos maiores portistas que conheci em toda a minha vida. Desde menino que o conheci nas camadas jovens, ele tinha um amor ao FC Porto que ultrapassava o normal. E toda a vida teve grande êxitos. Esteve ligado aos maiores êxitos do FC Porto", recordou o Presidente do FC Porto.

Também Sérgio Conceição falou da ligação ao futebol com Fernando Gomes, que começou quando tinha 17 anos. O treinador dos azuis e brancos afirmou que para além da relação que tinha com “bibota” no FC Porto, ouviu muitos conselhos de uma pessoa que considera “um ídolo neste clube”.

“O Fernando tinha a particularidade de me enviar sempre uma mensagem antes de todos os jogos”, recordou o técnico.

Tanto nos relvados como nos pavilhões fez-se sentir um minuto de silêncio nas diferentes partidas do Futebol Clube do Porto, como é o caso das equipas de voleibol e de basquetebol, bem como de futebol (Sub15).

Do Qatar chegou a tristeza dos jogadores azuis e brancos, nomeadamente de Pepe, Otávio, Eustáquio e Diogo Costa, que partilharam uma homenagem nas redes sociais.

Também o selecionador de Portugal, Fernando Santos, antigo técnico dos dragões, deixou uma mensagem para a família portista. Através de um vídeo publicado no site da Federação Portuguesa de Futebol, o treinador da equipa das Quinas mostrou-se num “momento de tristeza” pela partida e em nome da equipa deixou “os votos de pesar à família”.

A Seleção e a Federação Portuguesa de Futebol emitiram comunicados e homenagens através das redes sociais. Também a UEFA partilhou a mensagem de luto ao antigo internacional português, que marcou 14 golos com a camisola das Quinas. A Liga Portugal, através de Pedro Proença, enalteceu a figura maior do futebol nacional, que foi um dos seus maiores embaixadores, tanto dentro como fora do campo.

Já o secretário de Estado do Desporto, João Paulo Correia, manifestou as condolências ao FC Porto e a toda a família do ex-avançado que marcou gerações.

Por fim, a Câmara Municipal do Porto lembrou uma das figuras mais importantes da cidade, que a elevou através do futebol e do Futebol Clube do Porto.

Do lado azul e branco também Vítor Baía, Deco e Futre foram alguns dos muitos jogadores que lembraram Fernando Gomes.

Fernando Gomes partiu este sábado, aos 66 anos, e estas foram apenas algumas das muitas reações à morte do ex-avançado do FC Porto. É lembrado no Museu do FC Porto com uma braçadeira de capitão na estátua do eterno número nove.

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “Queremos voltar a ganhar para nos reerguermos”

A paragem para compromissos internacionais já lá vai e é hora de voltar a entrar em ação. O FC Porto vai a Moreira de Cónegos (domingo, 17h00, Sport TV) disputar um “encontro com grau de dificuldade elevado” da quarta eliminatória da Taça de Portugal contra um Moreirense que “não perdeu em casa no passado recente” e Vítor Bruno começou por deixar clara a “vontade de voltar a ganhar” e de ter “boas sensações” numa “fase que não é a melhor”.

FC Porto: Contas e Fundação aprovadas por larga maioria

Os dois pontos da Ordem de Trabalhos em votação na Assembleia Geral do FC Porto foram aprovados por larga maioria na reunião magna que juntou 1.178 associados no Dragão Arena este sábado.

António Tavares: “Quem ganhou foram os sócios do FC Porto”

Os associados do FC Porto “estiveram presentes em força e quiseram manifestar a sua preocupação e a sua confiança na liderança do clube” numa “Assembleia muito participada” que se iniciou às 11 da manhã e terminou às 18 horas deste sábado. No rescaldo da reunião magna “muito viva e muito participada” com dois pontos na Ordem de Trabalhos - aprovados por 80,5% e 79,17% dos 1.042 sócios que exerceram o direito de voto -, António Tavares falou de um “resultado extremamente estimulante”.