Obras de extensão do Metro prosseguem em Gaia. Os avanços no tabuleiro metálico do viaduto de Santo Ovídio

Obras de extensão do Metro prosseguem em Gaia. Os avanços no tabuleiro metálico do viaduto de Santo Ovídio
| Norte
Porto Canal

A Metro do Porto divulgou, esta terça-feira, imagens do primeiro tramo do tabuleiro metálico do viaduto de Santo Ovídio, que já chegou ao primeiro pilar definitivo.

Este é um passo importante, sendo que a empresa realça que "a cada dia que passa, o centro de Vila Nova de Gaia e Vila d'Este aproximam-se um bocadinho mais". 

Recorde-se que o primeiro tramo do tabuleiro metálico para a ampliação da Linha Amarela do Metro foi lançado no final de outubro e fará parte da extensão do viaduto de Santo Ovídio. O troço com aproximadamente 400 toneladas transpôs a Rua dos Arrependidos, de onde fará gradualmente o percurso até chegar a Santo Ovídio – algo que deverá acontecer no final do primeiro trimestre do próximo ano.

A empreitada de extensão da Linha Amarela avança a bom ritmo e, recorde-se, estará concluída até final de 2023.

As obras de prolongamento da Linha Amarela (em Vila Nova de Gaia) e a construção da Linha Rosa representam no total um acréscimo de seis quilómetros e sete estações à rede de metro do Porto e um investimento total superior a 400 milhões de euros.

As obras de expansão da rede vão sofrer um aumento de custos que serão suportados pelo Governo, “no limite”, através do Orçamento do Estado, revelou o secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, a 8 de setembro.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.