Ana Luísa Amaral vai dar nome a uma rua do Porto? Bloco de Esquerda apresenta proposta
Porto Canal
O Bloco de Esquerda quer dar o nome de Ana Luísa Amaral a uma rua do Porto. Os bloquistas pretendem homenagear a poetisa falecida a 6 de Agosto deste ano, sugerindo medidas de “discriminação positiva” para que mais mulheres sejam representadas.
A proposta foi enviada à autarquia da Invicta e poderá ser apresentada na próxima reunião do executivo. Os bloquistas propõem “mandatar a Comissão Municipal de Toponímia para que “analise e aprecie a proposta de homenagem a Ana Luísa Amaral, com atribuição do respectivo topónimo”, lê-se na proposta à qual o jornal PÚBLICO teve acesso.
Ana Luísa Ribeiro Barata do Amaral nasceu em Lisboa, na Maternidade Alfredo da Costa, a 5 de abril de 1956. Mas foi no Porto, a "sua" cidade, que viveu grande parte da sua vida. Aos nove anos deixou Sintra e deslocou-se para Leça da Palmeira, lugar que adoptou como seu.
Segundo o portal da Universidade do Porto, alma mater da poetisa, a sua infância foi marcada pela leitura de obras de autores anglo-saxónicos, como Walter Scott (1771-1832), Washington Irving (1783-1859), Louisa Alcott (1832-1888) e Enid Blyton (1897-1968).
Recentemente, na sessão de apresentação da Feira do Livro do Porto, evento que a escolheu como personalidade a homeangear na edição de 2022, Ana Luísa Amaral afirmou que, apesar de ter nascido em Lisboa, o Porto era a sua minha cidade: "É a cidade que me acolheu, uma cidade maravilhosa.”