Feira do Livro prepara homenagem a Ana Luísa Amaral

Feira do Livro prepara homenagem a Ana Luísa Amaral
| Norte
Porto Canal

Ana Luísa Amaral morreu esta sexta-feira, aos 66 anos, vítima de doença prolongada.

A escritora, poetisa e tradutora tinha sido a personalidade escolhida pela organização da Feira do Livro do Porto para prestar homenagem na edição de 2022.

A apresentação da edição de 2022 da Feira do Livro do Porto decorreu no passado dia 29 de julho e contou com a presença de Ana Luísa Amaral, que se juntou ao Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e ao diretor artístico do Museu da Cidade, Nuno Faria.

“Ana Luísa Amaral tem merecido alargada aclamação crítica”, afirmou à data o coordenador da programação da Feira do Livro. “No primeiro fim de semana, de 27 e 28 de agosto, teremos a homenagem a Ana Luísa Amaral, com o descerramento da tília de homenagem às 15 horas do dia 27”, acrescentou Nuno Faria.

Rui Moreira expressou o “enorme prazer em homenagear a minha querida amiga Ana Luísa Amaral” e sublinhou que o município portuense já honrou a autora com a medalha da cidade, em 2016. “Agora ficará ligada a uma das tílias dos jardins do Palácio de Cristal. É a forma de a cidade a homenagear para sempre."

Ana Luísa Amaral, numa curta intervenção, disse sentir-se “honrada por este convite e feliz com esta distinção”. “Eu nasci em Lisboa, cresci em Sintra, vim para o norte e ao início detestei. Mas o Porto, neste momento, é a minha cidade. É a cidade que me acolheu, uma cidade maravilhosa."

Ana Luísa Amaral foi agraciada com o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana, em 2021.

 

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.