Mau tempo deixa Viana do Castelo e Braga sob aviso laranja. Norte do país com aviso amarelo

Mau tempo deixa Viana do Castelo e Braga sob aviso laranja. Norte do país com aviso amarelo
| Norte
Porto Canal / Agências

Os distritos de Viana do Castelo e Braga estão esta terça-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva por vezes forte e persistente, que pode ser acompanhada de trovoada, segundo o IPMA.

Os dois distritos vão estar sob aviso laranja até às 12h desta terça-feira, passando depois a amarelo até às 15h.

O IPMA colocou também os distritos de Vila Real, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra e Leiria com aviso amarelo até às 15h desta sexta-feira por causa da chuva por vezes forte e possibilidade de trovoada.

Sob aviso amarelo estão também os distritos de Viana do castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O aviso amarelo de agitação marítima vai estar em vigor até às 12h de quarta-feira.

De acordo com informação disponível no ‘site’ da Autoridade Marítima Nacional, as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do conde, Douro e Portinho da Ericeira estão encerradas à navegação.

As barras de Viana do Castelo, Aveiro e Figueira da Foz estão condicionadas.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Na sequência da previsão de chuva e vento para hoje pelo IPMA, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou na segunda-feira a população para a possibilidade de cheias, inundações e deslizamento de terras, principalmente nas regiões do Norte e Centro.

Num aviso à população, a ANEPC alerta, dá conta das previsões, para hoje, do IPMA que apontam para períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, em especial no litoral e zonas montanhosas das regiões Norte e Centro, podendo acumular mais de 10 milímetros numa hora ou 30 milímetros em seis horas no Minho e Douro Litoral, entre o fim da madrugada e o meio da tarde, e que podem ser acompanhados de trovoada.

O IPMA prevê também vento de sudoeste, por vezes forte na faixa costeira, em especial a norte do Cabo Carvoeiro, e nas terras altas do Norte e Centro e agitação marítima na costa ocidental do Norte e do Centro com ondas de quatro a cinco metros de altura significativa até quarta-feira.

A ANEPC indica igualmente que deve ser dada especial atenção às bacias hidrográficas do Lima, do Cávado, do Ave e do Douro, onde poderá haver aumento das afluências que poderão provocar inundações e eventuais descargas do sistema.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.