Lula da Silva ou Jair Bolsonaro? Brasil decide este domingo

Lula da Silva ou Jair Bolsonaro? Brasil decide este domingo
| Mundo
Porto Canal

Realiza-se este domingo a segunda volta das eleições no Brasil. Lula da Silva ou Jair Bolsonaro, um deles será o escolhido para ser Presidente do Brasil nos próximos quatro anos.

A votação da primeira volta deu mais de 56,8 milhões de votos e 48,30% ao ex-presidente Lula da Silva e 51 milhões e 43,31% ao atual presidente Jair Bolsonaro. O resultado refletiu uma disputa polarizada e o voto útil nos possíveis vencedores. Ciro Gomes não chegou aos 3%, atrás de Simone Tebet (4,18%).

O resultado da primeira volta causou surpresa, tendo em conta as projeções que davam a Lula da Silva a possibilidade de vencer na primeira eleição e com mais de 10 pontos percentuais de vantagem em relação ao atual Presidente.

Nesta segunda volta, uma sondagem do Ipec, encomendada pela Globo, indica que Lula da Silva terá 54% dos votos e que Jair Bolsonaro terá 46%, resultados que surjem na sequência de uma recolha de intenções de voto realizada entre quinta-feira e o passado sábado.

Uma outra sondagem, realizada pela Datafolha, aponta também para a vitória de Lula da Silva, com 49% dos votos. Já para Bolsonaro são apontador 44% dos votos. O estudo encomendado pelo jornal “Folha de São Paulo” decorreu entre as passadas terça-feira e quinta-feira, com uma margem de erro situada em dois pontos percentuais.

O último debate entre Lula e Bolsonaro, realizado na passada sexta-feira, abordou temas desde a economia, covid-19, meio ambiente, saúde, criação de empregos, aborto, combate à pobreza, constituição e até viagra. "Mentiroso", "descondenado" e "bandido" foram algumas das acusações que vigoraram no último debate entre os candidatos.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.