Presidente e vice de Montalegre conhecem medidas de coação no domingo

Presidente e vice de Montalegre conhecem medidas de coação no domingo
| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente e o vice-presidente da Câmara de Montalegre, que renunciaram aos cargos na sexta-feira, continuam a ser ouvidos no tribunal, mas só no domingo conhecerão as medidas de coação.

Numa mensagem por escrito envida à agência Lusa, o advogado Ricardo Sá Fernandes, representante de David Teixeira, vice-presidente da Câmara de Montalegre, confirmou que o seu cliente já foi ouvido este sábado no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, seguindo-se o presidente, mas que só no domingo, dia 30, é se irão conhecer as medidas de coação a aplicar.

O presidente da autarquia, Orlando Alves, e o vice-presidente, David Teixeira, renunciaram na sexta-feira aos cargos para os quais tinham sido eleitos pelo Partido Socialista.

Orlando Alves, David Teixeira e ainda o chefe de gabinete da divisão de obras municipais foram detidos na quinta-feira pela Policia Judiciária no âmbito da operação "Alquimia" por estarem indiciados dos crimes de associação criminosa, prevaricação, recebimento indevido de vantagem, falsificação de documentos, abuso de poder e participação económica em negócio.

Sobre a renúncia ao cargo, o advogado Ricardo Sá Fernandes declarou aos jornalistas à saída do TIC do Porto, na passada sexta-feira, que isso não significava nenhuma "assunção de responsabilidades".

Orlando Alves e David Teixeira assumiram os cargos na Câmara de Montalegre em 2013, estando a cumprir o terceiro mandato. Nas eleições autárquicas de 2021, em Montalegre, o PS obteve 51,17% dos votos e conquistou quatro mandatos e o PSD três mandatos (42,35%).

+ notícias: Norte

Empresa metalomecânica em Paredes investe 19 milhões para exportar 75% da sua produção

A empresa de metalomecânica Inovocorte, em Paredes, no distrito do Porto, anunciou esta terça-feira um investimento de 19 milhões de euros em tecnologias de ponta, nomeadamente robotização e 'software', para exportar 75% da sua produção em 2030.

Já é conhecido o cartaz do São João de Braga

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa são os destaques da edição 2024 do São João de Braga, que vai decorrer de 14 a 24 de junho e que terão como foco as rusgas populares.

Festas de São João de Braga arrancam dentro de um mês

Arrancam no próximo dia 14 de junho as festas de São João de Braga.
A edição deste ano conta com 11 dias de programação.
A renovada Avenida da Liberdade, que esteve fechada para obras, vai ser um dos epicentros da festa.