Presidente da Câmara de Montalegre detido. PJ suspeita de corrupção

| Norte
Porto Canal

A Polícia Judiciária deteve dois titulares de cargos políticos, um deles o presidente da Câmara Municipal de Montalegre, e ainda outro funcionário da autarquia numa megaoperação esta quinta-feira. As autoridades acusam os suspeitos de crimes de associação criminosa, prevaricação, recebimento indevido de vantagem, falsificação de documentos, abuso de poder e participação económica em negócio.

A investigação, designada Operação Alquimia, teve início esta manhã às 7h com mais de 90 inspetores no terreno. Foram executadas dezenas de buscas, domiciliárias e não domiciliárias, a funcionários da Câmara de Montalegre e diversas empresas nos concelhos de Montalegre, Braga, Famalicão e Vila do Conde.

A investigação versa sobre um volume global de procedimentos de contratação pública, no período de 2014 a 2022, suspeitos de viciação para benefício de determinados operadores económicos, num valor que ascende a 20 milhões de euros. No fundo, suspeita-se de contratações "fantasma" e adjudicações irregulares de obras públicas "à margem da lei".

O presidente da autarquia de Montalegre, Orlando Alves, foi eleito pelo Partido Socialista e vai no terceiro mandato à frente da Câmara. Deve passar a noite nos calabouços da PJ e ser presente ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto, para primeiro interrogatório judicial, esta sexta-feira.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.