Presidente e vice de Montalegre conhecem medidas de coação no domingo

Presidente e vice de Montalegre conhecem medidas de coação no domingo
| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente e o vice-presidente da Câmara de Montalegre, que renunciaram aos cargos na sexta-feira, continuam a ser ouvidos no tribunal, mas só no domingo conhecerão as medidas de coação.

Numa mensagem por escrito envida à agência Lusa, o advogado Ricardo Sá Fernandes, representante de David Teixeira, vice-presidente da Câmara de Montalegre, confirmou que o seu cliente já foi ouvido este sábado no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, seguindo-se o presidente, mas que só no domingo, dia 30, é se irão conhecer as medidas de coação a aplicar.

O presidente da autarquia, Orlando Alves, e o vice-presidente, David Teixeira, renunciaram na sexta-feira aos cargos para os quais tinham sido eleitos pelo Partido Socialista.

Orlando Alves, David Teixeira e ainda o chefe de gabinete da divisão de obras municipais foram detidos na quinta-feira pela Policia Judiciária no âmbito da operação "Alquimia" por estarem indiciados dos crimes de associação criminosa, prevaricação, recebimento indevido de vantagem, falsificação de documentos, abuso de poder e participação económica em negócio.

Sobre a renúncia ao cargo, o advogado Ricardo Sá Fernandes declarou aos jornalistas à saída do TIC do Porto, na passada sexta-feira, que isso não significava nenhuma "assunção de responsabilidades".

Orlando Alves e David Teixeira assumiram os cargos na Câmara de Montalegre em 2013, estando a cumprir o terceiro mandato. Nas eleições autárquicas de 2021, em Montalegre, o PS obteve 51,17% dos votos e conquistou quatro mandatos e o PSD três mandatos (42,35%).

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.