Operação Alquimia: Ministério Público volta a exigir prisão para ex-vice da Câmara de Montalegre

| Norte
Porto Canal

O Ministério Publico recorreu da medida de coação aplicada ao ex-vice-presidente da Câmara de Montalegre, no âmbito da operação Alquimia. O procurador da operação não aceita que David Teixeira, ex-vice-presidente da Câmara de Montalegre, continue em liberdade. Sendo assim, apresentou recurso ao Tribunal da Relação do Porto por considerar que os indícios e as declarações que prestou confirmam as suspeitas claras dos crimes de que está indiciado.

O Ministério Público pede que as medidas de coação sejam agravadas e que o ex-autarca do PS, David Teixeira, fique em prisão preventiva.

Também David Teixeira entregou recurso aos desembargadores, mas em sentido oposto. Segundo sabe o Porto Canal, David Teixeira não concorda com a proibição de se deslocar a Montalegre, imposta pelo juiz, visto que reside em Boticas. Dessa forma, pede que essa restrição seja retirada.

Relativamente à caução de 100 mil euros que lhe foi aplicada para se livrar da cadeia, o Porto Canal confirmou que já foi cumprida. O ex-vice-presidente da Câmara de Montalegre deu ao tribunal a hipoteca da casa da companheira como garantia.

Recorde-se que David Teixeira é um dos principais visados da operação Alquimia. Segundo as contas do Ministério Público, em nove anos, uma dezena de empresas de familiares e amigos do presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, e do vice-presidente faturaram cerca de 15 milhões de euros em ajustes diretos e concursos públicos combinados entre as próprias empresas que participavam.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.