Autarca de Montalegre suspeito de favorecer "amigos"

Autarca de Montalegre suspeito de favorecer "amigos"
| Norte
Porto Canal

O Presidente da Câmara Municipal de Montalegre irá ser presente a tribunal esta sexta-feira. Orlando Alves, assim como o vice-presidente e o chefe de Divisão de Obras da autarquia, foram detidos por combinarem preços de obras com empresários. Um dos arguidos neste processo é o irmão do autarca Orlando Alves, um dos fornecedores da câmara há vários anos.

Tal como o Porto Canal noticiou em primeira mão, o presidente e vice-presidente da autarquia de Montalegre foram detidos, esta quinta-feira, pela Polícia Judiciária do Porto. Os autarcas são suspeitos de terem montado um esquema para lucrar à custa de empreitadas do município. Orlando Alves e David Teixeira terão, segundo a Polícia Judiciária, montado um “cartel” com um grupo restrito de empresários para inflacionar valores e entregar o concurso a “amigos”.

Segundo o que o Porto Canal conseguiu apurar, os autarcas consertavam os preços, as propostas e o vencedor dos concursos das obras da autarquia. As autoridades acusam os suspeitos de crimes de associação criminosa, prevaricação, recebimento indevido de vantagem, falsificação de documentos, abuso de poder e participação económica em negócio.
A investigação, designada Operação Alquimia, teve início esta manhã às 7h com mais de 90 inspetores no terreno. Foram executadas dezenas de buscas, domiciliárias e não domiciliárias, e envolve empresas nos concelhos de Montalegre, Braga, Famalicão e Vila do Conde.

A investigação versa sobre um volume global de procedimentos de contratação pública, no período de 2014 a 2022, suspeitos de viciação para benefício de determinados operadores económicos, num valor que ascende a 20 milhões de euros. No fundo, suspeita-se de contratações "fantasma" e adjudicações irregulares de obras públicas "à margem da lei".

O primeiro interrogatório judicial realiza-se esta sexta-feira no Tribunal de Instrução Criminal do Porto.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.