A montagem do viaduto de Santo Ovídio já arrancou

A montagem do viaduto de Santo Ovídio já arrancou
| Porto
Porto Canal

O primeiro tramo do tabuleiro metálico para a ampliação da Linha Amarela do Metro foi lançado esta terça-feira e fará parte da extensão do viaduto de Santo Ovídio. O troço com aproximadamente 400 toneladas transpôs a Rua dos Arrependidos, de onde fará gradualmente o percurso até chegar a Santo Ovídio – algo que deverá acontecer no final do primeiro trimestre do próximo ano.

Pedro Quintas, engenheiro da Metro do Porto e responsável pela ampliação da Linha Amarela, explicou que foi usado o “método de lançamento incremental” para a colocação dos módulos, processo que consiste em “deslizar lentamente pilar a pilar”. O responsável acrescenta que " é como um lego que vamos juntando e lançando”,". O engenheiro justificou que a escolha do método foi a pensar na população, visto que "tem menos impacto ao nível do trânsito rodoviário e do património ambiental existente na Quinta do Cisne, aqui ao lado”.

Vários foram os curiosos que decidiram ir ver o início da operação da Linha Amarela. 

A empreitada de extensão da Linha Amarela avança a bom ritmo e, recorde-se, estará concluída até final de 2023.

+ notícias: Porto

Obras do novo centro de saúde de Rio Tinto arrancam no verão

A construção do novo centro de saúde de Rio Tinto, situado na Rua das Arroteias, em Gondomar, vai arrancar em junho, dois anos depois da obra ter sido anunciada pela Câmara Municipal. O novo centro de saúde vai beneficiar 25 mil utentes.

Metro avança com escavação da estação da Casa da Música

A Metro do Porto recorreu, esta quinta-feira, às redes sociais para divulgar novas imagens dos avanços dos trabalhos de escavação na estação da Casa da Música. Em causa está a construção da Linha Rosa, com uma extensão de 3 km e quatro estações, que fará a ligação entre a Casa da Música e São Bento em apenas sete minutos.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.