A montagem do viaduto de Santo Ovídio já arrancou

A montagem do viaduto de Santo Ovídio já arrancou
| Porto
Porto Canal

O primeiro tramo do tabuleiro metálico para a ampliação da Linha Amarela do Metro foi lançado esta terça-feira e fará parte da extensão do viaduto de Santo Ovídio. O troço com aproximadamente 400 toneladas transpôs a Rua dos Arrependidos, de onde fará gradualmente o percurso até chegar a Santo Ovídio – algo que deverá acontecer no final do primeiro trimestre do próximo ano.

Pedro Quintas, engenheiro da Metro do Porto e responsável pela ampliação da Linha Amarela, explicou que foi usado o “método de lançamento incremental” para a colocação dos módulos, processo que consiste em “deslizar lentamente pilar a pilar”. O responsável acrescenta que " é como um lego que vamos juntando e lançando”,". O engenheiro justificou que a escolha do método foi a pensar na população, visto que "tem menos impacto ao nível do trânsito rodoviário e do património ambiental existente na Quinta do Cisne, aqui ao lado”.

Vários foram os curiosos que decidiram ir ver o início da operação da Linha Amarela. 

A empreitada de extensão da Linha Amarela avança a bom ritmo e, recorde-se, estará concluída até final de 2023.

+ notícias: Porto

STCP deixa sistema com 20 anos para trás e controla operação em tempo real

É um painel com cerca de dois metros pelo qual as equipas podem ver o mapa da rede da STCP e acompanhar onde está cada autocarro. O sistema tem uma exatidão “ao pormenor”, com a informação atualizada a cada dez segundos. Deixando para trás equipamentos com mais de 20 anos, a empresa adquiriu um novo Sistema de Apoio à Exploração (SAEI) e um videowall. Em termos práticos, a gestão da rede passa a ser mais eficaz, tal como a resolução de problemas.

Demolição de estrutura na praia do ourigo volta a ser adiada devido ao mau tempo

A demolição da estrutura de betão na praia do Ourigo, no Porto, iria ocorrer esta segunda-feira, algo que não foi possível devido ao mau tempo que assolou a cidade do Porto, apurou o Porto Canal junto da APA/RH Norte.

Presidente da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos demite-se do movimento que apoia Moreira

A atual presidente da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, Sofia Maia, demitiu-se, esta terça-feira, do Movimento independente, que apoia Rui Moreira.