"Ficámos de queixo caído". Elenco e produtores de 'House of the Dragon' mostram-se rendidos a Monsanto

"Ficámos de queixo caído". Elenco e produtores de 'House of the Dragon' mostram-se rendidos a Monsanto
| Norte
Porto Canal

A HBO revelou um um novo vídeo sobre os bastidores das filmagens de "House of the Dragon" em Portugal, incluindo detalhes exclusivos de produção e curiosidades dos membros do elenco e da equipa de produção. Nas imagens, a equipa que participou nas gravações desdobrou-se em elogios e palavras simpáticas a histórica aldeia de Monsanto, em Idanha-a-Nova.

"Fomos um pouco por capricho e ficámos de queixo caído", sintetiza Miguel Sapochnik, co-showrunner e realizador.

O vídeo mostra que, para levar todo o equipamento para o cume da montanha, foi necessário o auxílio de meios aéreos e da força aérea portuguesa. Ainda assim, os produtores mostraram-se radiantes com a decisão, tecendo rasgados elogios à paisagem que encontraram. 

“É um país lindo e ótimo para filmagens”, adiantou um dos produtores. “A ida a Portugal foi inédita para ‘A Guerra dos Tronos’ e mesmo para a indústria do cinema em geral. Portugal é um país com muitas oportunidades, muitos locais, excelentes técnicos e uma grande indústria”.

"Aquilo é incrível", acrescenta Emma D’Arcy (Rhaenyra Targaryen). "Filmámos no topo de um monte em Portugal. Dava para ver quilómetros em redor", lembra a protagonista da série da HBO.

Sofia Noronha, production manager, destaca que a equipa veio para "um país que nunca teve uma série desta dimensão". "Viemos a uma vila que nunca viu nada a esta escala e a um local muito inacessível. Mas tivemos imenso apoio dos habitantes. Cederam as suas casas, trabalharam na série e adoraram a experiência", recorda.

"Isto é um grande acontecimento para Portugal, para toda a nossa indústria e para toda a equipa local", salienta.

 

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.