Mundial 2022: Qatar apresenta… adeptos portugueses “contratados” nas ruas de Doha

Mundial 2022: Qatar apresenta… adeptos portugueses “contratados” nas ruas de Doha
| Desporto
Porto Canal

A uma semana do início do Campeonato do Mundo de Futebol, o Qatar continua a ser notícia pelos motivos mais inusitados. Esta sexta-feira de manhã, uma centena de adeptos juntou-se nas ruas da capital, Doha, para celebrar a competição. Mas as imagens deixaram dúvidas.

A própria organização do Mundial 2022 refere que “a festa mundialista já passa nas ruas de Doha”, com grupos de adeptos argentinos, espanhóis, brasileiros e franceses vestidos a rigor, acompanhados de bombos, bandeiras e cachecóis. Há até um grupo de portugueses apaixonados por Ronaldo e companhia que decidiram celebrar na estação de metro da cidade.

Um segundo olhar mais atento permite distinguir que se tratam antes de “fãs qatari” das diferentes seleções que vão entrar em campo. Ou seja, os quatro grupos de adeptos não são argentinos, espanhóis, brasileiros ou franceses, mas sim nacionais do Qatar.

Nas redes sociais, começam a circular imagens e comentários jocosos, ironizando com a necessidade de “pagamento” de adeptos para que haja pessoas interessadas na competição.

Nos últimos meses, têm sido cada vez mais recorrentes as críticas e apelos ao boicote do Mundial 2022, promovendo denúncias de ataques aos direitos humanos, defesa de trabalhadores e da vida LGBTQI+.

Esta semana, Joseph Blatter, ex-presidente da FIFA, admitiu em entrevista ao grupo de media suíço “Tamedia” que a escolha do Qatar para organizar o Mundial 2022 foi um erro: “Assumo a minha responsabilidade como presidente da FIFA naquela altura. O futebol e o Mundial são demasiado grandes para isso”.

+ notícias: Desporto

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.

FC Porto (UEFA Youth League): Do Céu ao Inferno. Crónica de jogo

O sonho estava mais vivo que nunca quando minuto 90 apareceu no placar do Centro Desportivo de Colovray, na Suíça. Um golo transalpino na compensação e duas grandes penalidades falhadas ditaram o fim do mesmo para o FC Porto (2-2 [4-3]).

Sérgio Conceição: "A atitude é inegociável"

Sérgio Conceição promete “fazer tudo para ganhar” ao Casa Pia (domingo, 18h00).