Pensionistas da Caixa Geral de Aposentações recebem esta quarta-feira apoio criado para mitigar impacto da inflação

Pensionistas da Caixa Geral de Aposentações recebem esta quarta-feira apoio criado para mitigar impacto da inflação
| País
Porto Canal / Agências

Os cerca de 507 mil pensionistas da Caixa Geral de Aposentações (CGA) recebem esta quarta-feira o apoio criado para mitigar o impacto da inflação, de metade do valor da pensão, confirmou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

O complemento é pago por transferência bancária no mesmo dia do pagamento das pensões, chegando a 507.673 pensionistas da CGA, disse à Lusa fonte oficial do ministério liderado por Ana Mendes Godinho.

No caso dos pensionistas da Segurança Social, o apoio já foi pago no dia 10.

De acordo com o Governo, cerca de 2,7 milhões de pensionistas da Segurança Social e da CGA são abrangidos pela medida, sendo beneficiários do apoio quem recebe pensões de velhice, invalidez e sobrevivência.

A medida consiste no pagamento de um valor correspondente a metade de um mês da respetiva pensão. Por exemplo, um pensionista que receba 600 euros por mês recebe um apoio de 300 euros.

O valor do complemento excecional a pensionistas é tributado em sede de IRS, sendo a taxa de retenção na fonte a mesma que é aplicada habitualmente à pensão.

A medida faz parte do pacote de apoios aprovado pelo Governo no início de setembro com o objetivo de compensar o impacto do aumento dos preços e terá um custo de cerca de 1.000 milhões de euros em 2022, segundo o executivo.

+ notícias: País

PR não quer esperar mais sobre novo aeroporto. "Venha uma decisão" até ao final do ano

O Presidente da República disse este sábado, em Santarém, esperar que, depois de uma “longa espera” por um aeroporto “previsto há mais de 50 anos”, desta vez haja uma decisão, sendo que “haverá sempre quem concorde e quem discorde”.

Protesto contra o aumento do custo de vida junta manifestantes no Porto, Guimarães e Lisboa

O protesto nacional contra o aumento do custo de vida junta centenas de manifestantes por todo o país. Porto, Guimarães e Lisboa são apenas algumas das cidades que se juntaram ao movimento “os mesmos de sempre a pagar”.

António Costa: Políticos têm de respeitar o que os portugueses decidiram nas eleições

O secretário-geral do PS afirmou este sábado que os portugueses resolveram uma "grave e efetiva" crise política há um ano, referindo-se à maioria absoluta alcançada nas legislativas de 2022, cabendo agora aos políticos respeitarem essa decisão.