Eduardo Vítor Rodrigues diz que impacte negativo da nova ponte do Metro é "absolutamente normal"

Eduardo Vítor Rodrigues diz que impacte negativo da nova ponte do Metro é "absolutamente normal"
| Porto
Porto Canal

Em declarações ao Porto Canal, o presidente da Câmara Municipal de Gaia considera “absolutamente normal” que o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da linha Rubi do Metro do Porto reconheça um “impacte negativo bastante significativo" na paisagem com a construção da nova ponte sobre o Douro. Para Eduardo Vítor Rodrigues, é óbvio “que o impacto cénico existe”, mas o importante é que “não é irreversível”.

Relativamente à posição do presidente da Câmara do Porto, que afirmou que os resultados do estudo confirmam as "preocupações" que tem vindo a manifestar relativamente à nova ponte sobre o Douro, o também presidente da Área Metropolitana do Porto reconhece que a situação é mais complicada para o Porto, uma vez que “do lado de Gaia, a inserção da ponte é muito mais fácil”.

 
O autarca compreende, por isso, as preocupações do presidente da Câmara do Porto, mas reforça que, ao contrário do desejo inicial de Rui Moreira, “só num cenário de terror é que se imaginaria o metro a passar por cima da ponte”. A construção da futura linha Rubi do Metro do Porto, entre Santo Ovídio e Casa da Música, deverá levar dois anos e 10 meses, podendo obrigar à demolição de edifícios em Gaia, segundo o EIA. Em Gaia, as estações previstas para a linha Rubi são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida, e no Porto Campo Alegre e Casa da Música. A construção da linha Rubi, prevista no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), custará 300 milhões de euros mais IVA.
 

+ notícias: Porto

Plataforma elevatória já retira destroços no edifício que ardeu no centro do Porto

Os destroços provenientes do incêndio que destruiu uma pensão no centro do Porto já foram todos removidos da via pública, informou fonte da autarquia. No local, as equipas preparam-se para arrancar com os trabalhos de retirada dos destroços.

Federação Académica do Porto quer criar Estatuto de Estudante do Ensino Superior

A Federação Académica do Porto (FAP) anunciou esta quinta-feira a criação de um Estatuto do Estudante do Ensino Superior com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades no acesso e frequência àquele ensino bem como estabelecer os direitos e deveres dos alunos.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.