Conheça a nova ponte sobre o Douro da Metro do Porto
Porto Canal
2025 é o ano previsto para a nova ponte da Metro do Porto se erguer sobre o rio Douro.
É através da linha Rubi, que irá arrancar em 2026, que se vai ligar o Campo Alegre, no Porto, ao Candal, em Gaia, num projeto previsto no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que custará 300 milhões de euros mais IVA.
No ano de arranque a nova linha deverá retirar 5,2 milhões de pessoas do carro. Em declarações ao Porto Canal, Tiago Braga, presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, reforça que o projeto vai gerar "um vale económico a 30 anos de quase mil milhões de euros para a região, mais de 11 milhões de passageiros por ano para o sistema e um impacto muito significativo ao nível das reduções de Co2”.
A linha contempla oito novas estações (Casa da Música, Campo Alegre, Arrábida, Candal, Rotunda, Devesas, Soares dos Reis e Santo Ovídio), dois túneis e uma nova ponte sobre o Rio Douro (entre a zona de Massarelos/Campo Alegre e a Arrábida).
O projeto com as simulações da nova ponte foi apresentado esta quinta-feira na Exponor e estará em exposição até à próxima segunda-feira.