Conheça a nova ponte sobre o Douro da Metro do Porto 

Conheça a nova ponte sobre o Douro da Metro do Porto 
| Norte
Porto Canal

2025 é o ano previsto para a nova ponte da Metro do Porto se erguer sobre o rio Douro. 

É através da linha Rubi, que irá arrancar em 2026, que se vai ligar o Campo Alegre, no Porto, ao Candal, em Gaia, num projeto previsto no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que custará 300 milhões de euros mais IVA.

No ano de arranque a nova linha deverá retirar 5,2 milhões de pessoas do carro. Em declarações ao Porto Canal, Tiago Braga, presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, reforça que o projeto vai gerar "um vale económico a 30 anos de quase mil milhões de euros para a região, mais de 11 milhões de passageiros por ano para o sistema e um impacto muito significativo ao nível das reduções de Co2”.

A linha contempla oito novas estações (Casa da Música, Campo Alegre, Arrábida, Candal, Rotunda, Devesas, Soares dos Reis e Santo Ovídio), dois túneis e uma nova ponte sobre o Rio Douro (entre a zona de Massarelos/Campo Alegre e a Arrábida).

O projeto com as simulações da nova ponte foi apresentado esta quinta-feira na Exponor e estará em exposição até à próxima segunda-feira. 

Porto Canal

Porto Canal

Porto Canal

Porto Canal

Porto Canal

Porto Canal

+ notícias: Norte

STCP estuda rede suburbana extra-Porto e união dos metrobus da Boavista e Aeroporto

A STCP está a estudar a criação de uma rede intermunicipal suburbana entre concelhos que não o Porto e a união dos serviços de metrobus da Boavista e do Aeroporto, segundo documentos a que a Lusa teve acesso.

Toalhas e baldes no chão. Chove no quartel dos Bombeiros de Valbom

Os Bombeiros Voluntários de Valbom queixam-se da falta de condições do quartel com cerca de 50 anos. Infiltrações são denominador comum em grande parte das divisões. O cenário que perdura há alguns meses já foi reportado à Câmara de Gondomar.

Incêndio em pensão no Porto dado como extinto

O incêndio que destruiu parcialmente uma pensão de três andares no Porto foi dado como extinto pelas 18h00, decorrendo as operações de rescaldo, anunciou o comandante dos Sapadores do Porto, Carlos Marques.