Quarta ponte de Viana do Castelo vai custar 23,4 milhões de euros. É um desejo antigo “finalmente concretizado”

| Norte
Porto Canal | Agências

Está prevista a construção de uma nova ponte sobre o rio Lima, a começar em dezembro de 2023. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, a obra vais custar 23,4 milhões de euros e deve demorar dois anos até estar concluída.

Em declarações ao Porto Canal, Luís Nobre destaca a “necessidade de melhoria da rede viária interna do município e da criação de maior competitividade de áreas industriais” de Viana do Castelo, além da vontade antiga de se fazer uma travessia entre a Estrada Nacional (EN)203 – Deocriste e a EN 202 – Nogueira e o acesso rodoviário da zona industrial do Vale do Neiva ao nó da autoestrada A28.

O autarca socialista justificou aquele prazo para o arranque das duas operações, financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com a necessidade de ter “tempo suficiente para as executar”.

“O PRR tem de ser executado até março de 2026. Nós assumimos, contratualizámos com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) [a conclusão das obras] até dezembro de 2024. Destinámos dois anos para a execução, que é o mais sensato”, adiantou.

Segundo Luís Nobre, até dezembro de 2023 terão de estar cumpridas “todas as formalidades” exigidas às duas operações.

“Temos de as concluir até dezembro de 2024 e estamos a trabalhar nesse sentido. Já temos pareceres positivos de algumas entidades, não todas, mas estão aprovados os projetos base destas duas operações. Já iniciámos a fase do projeto de execução (...), já contratualizamos a avaliação de impacto ambiental. Estamos a trabalhar porque o prazo é curto”, sustentou.

A obra era há muito pedida, estava prevista no plano diretor municipal e vai agora sair do papel.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.