Surpresa no julgamento dos e-mails. Autor do parecer da ERC contra Porto Canal é sócio e accionista do Benfica

Surpresa no julgamento dos e-mails. Autor do parecer da ERC contra Porto Canal é sócio e accionista do Benfica
| Desporto
Porto Canal

A sessão da tarde desta sexta-feira do julgamento relativo à divulgação de e-mails do Benfica no Porto Canal ficou marcada pela audição de Carlos Landim.

O jurista da Entidade Reguladora para a Comunicação Social e autor do parecer da ERC que tem vindo a ser considerado ponto de partida para os processos judiciais contra Francisco J. Marques, Diogo Faria e Júlio Magalhães, usado também na fundamentação do acórdão do processo cível que levou já à condenação do FC Porto, reconheceu em tribunal que é sócio e acionista do Benfica. Carlos Landim disse ainda que “tem adereços” do clube da Luz nos escritórios da ERC.
O jurista afirmou não ver, no entanto, qualquer incompatibilidade e garante ter-se sentido apto para a formulação do parecer com isenção.

Em 2018, a deliberação da ERC contra o Porto Canal causou estranheza pela dimensão invulgar (142 páginas), profundidade e celeridade. Na fundamentação surgiu pela primeira vez a tese da “truncagem”, que foi imputada a Francisco J. Marques com base na comparação entre e-mails lidos no programa Universo Porto da Bancada e os mesmos e-mails publicados na comunicação social.

Um dos advogados do Benfica, Saragoça da Matta, é simultaneamente prestador de serviços do regulador.

Na sequência da audição como testemunha de Carlos Landim, Nuno Brandão, advogado de Francisco J. Marques, pediu a extração de uma certidão para juntar ao processo de impugnação da deliberação da ERC no tribunal administrativo.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Resultados do fim de semana

Equipas de futebol, andebol, basquetebol, hóquei em patins, voleibol e natação representaram o clube. 

FC Porto: Daymaro Salina renova até 2026

A hegemonia do andebol do FC Porto na última década tem como um dos nomes mais fortes Daymaro Salina. Esteio dos Dragões na defesa e um dos maiores perigos no ataque, fez da Invicta a sua casa e é no conforto do lar que vai prosseguir por mais dois anos, até 2026.

FC Porto: Três jovens Dragões ultimam preparações para o Europeu Sub-17

Rodrigo Mora, Cardoso Varela e Martim Cunha são os representantes do FC Porto na equipa da seleção nacional que já está ultimar as preparações para o Campeonato da Europa Sub-17, disputado no Chipre, que arrancou esta segunda-feira, dia 20, estendendo-se até dia 5 de junho. Portugal entra em ação esta terça-feira pelas 16h00, frente à Espanha.